Quão intuitivos são os teclados modernos? Um iniciante pode demorar tempos para se acostumar a digitar em um teclado QWERTY, e sem algum tipo de treinamento específico, muitas pessoas acabam digitando usando apenas um dedo de cada mão.
Olhe para isso.
Ou este outro.
Ou até para esses.
Notou algo comum entre eles? Veja a localização das teclas.
Os teclados modernos evoluíram a partir de um equipamento do século 19.
Nenhum de nós era nascido quando esse estilo de teclado começou a ser usado em 1873. Uma das lendas acerca do posicionamento das teclas diz que o teclado foi feito assim para solucionar um problema que existia na época. Algumas pessoas digitavam tão rapidamente que as hastes mecânicas ligadas às teclas se prendiam umas nas outras. Para solucionar disso, o teclado QWERTY teria sido desenvolvido. Ele posiciona as teclas de maneira que as letras mais usadas são distantes umas das outras, e, assim, é menos provável que as hastes se encontrem durante a digitação. Há quem questione essa origem, mas o fato é que esse layout se tornou padrão com a popularidade da máquina de escrever Remington, a primeira a usar o QWERTY, e as outras fabricantes do aparelho acabaram seguindo esse modelo.
Então, aparentemente, avançamos 140 anos na história e usamos um layout de teclado projetado para solucionar um problema que não existe mais. Quantas pessoas hoje em dia usam máquinas de escrever? Quantas pessoas já viram uma na vida? Temos uma geração inteira crescendo atualmente com dispositivos móveis, e até eles usam o layout QWERTY.
Ao longo das décadas, muitos tentaram introduzir uma mudança cultural com teclados que fazem mais sentido. Como este, chamado layout Dvorak (veja o Teclado Simplificado Dvorak), que foi projetado para aumentar a velocidade de digitação.
Ou esse, que segue o layout ABCDEF.
Então por que insistimos no layout QWERTY? Provavelmente porque todo mundo já aprendeu a usá-lo de alguma forma, e muitos de nós já somos tão bons em digitar assim que nem precisamos mais olhar para as teclas. Aprender um novo layout seria mais ou menos como ter que aprender um novo idioma.
Sabe quem acha bem fácil aprender um novo idioma? Esse pessoal:
Aprender a usar um teclado ABCDEF junto com o aprendizado do alfabeto pode ser a melhor maneira de mudar a forma de pensamento em relação a teclados. As crianças podem até aprender a usar os dois layouts (QWERTY e ABCDEF), da mesma forma como para elas é mais fácil aprender um novo idioma do que é para adultos.
Então se queremos deixar os anos 1870 para trás e entrar com tudo em 2014, talvez seja a hora de fazer as crianças nos mostrarem o caminho.
Imagem de topo: Shutterstock/Lynn Watson
Quais exemplos de produtos com experiência de usuário (UX) ruim ainda usamos com facilidade? apareceu originalmente no Quora. Você pode seguir o Quora no Twitter, Facebook e Google+.
Esse post foi levemente editado para aumentar a clareza e fazer algumas correções gramaticais.