Cientistas mostram por que você não consegue fazer cócegas em si mesmo

Pesquisa alemã também mostra qual é a velocidade de resposta das cócegas e porque não há reação ao fazê-las em si mesmo
Cientistas mostram por que você não consegue fazer cócegas em si mesmo
Imagem: Unsplash/Reprodução

Não se sabe exatamente o porquê nosso corpo reage com cócegas ao toque em determinadas regiões. Nem o que acontece no cérebro quando somos submetidos às temíveis “cosquinhas”. Mas, pelo menos, cientistas já descobriram o motivo de não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos.

De acordo com um artigo publicado no periódico The Royal Society, pesquisadores alemães da Universidade Humboldt, em Berlim, dizem que esse incomodo ao toque de terceiros é uma resposta multissensorial que tem início nas experiências subjetivas de cada pessoa.

A pesquisa apontou que as cócegas começam instantes após o toque — em aproximadamente 200 milissegundos. Porém, quando tentamos fazer cócegas em nosso próprio corpo, o cérebro, de alguma forma, envia uma mensagem para todo o corpo para simplesmente ignorá-las.

O processo funciona como uma espécie de inibição da sensibilidade ao toque, resultando em uma supressão tanto da resposta fisiológica quanto da subjetiva. Ou seja: fazer cócegas em si mesmo acaba anulando a sensação típica das “cosquinhas”.

Esse mesmo estudo indicou outras curiosidades, como, por exemplo, as risadas geradas pela cócega são mais atrasadas, iniciando quase 700 milisegundos depois do início do toque na pele. Além disso, a intensidade das cócegas está relacionada pelos sons emitidos no riso provocado por ela.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas