Acessibilidade, infelizmente, ainda não é prioridade da maioria das páginas da web, e, apesar de sites pornográficos serem o último lugar que se espera encontrá-la, é exatamente isso que o Pornhub, o maior site adulto da web, está fazendo – pelo menos para aqueles que não podem ver muito bem.

Não é a primeira vez que o Pornhub implementa medidas conscientes de design. De acordo com informações do Wired, no início do ano, o site adulto aderiu a encriptação HTTPS, tornando o site mais seguro, e, ano passado, introduziu a categoria de vídeo descrição, cujos títulos incluem um roteiro dublado do que acontece em cada cena – e, sim, ele é rico em detalhes.

E as medidas de acessibilidade não pararam por aí: o Pornhub está implementando a opção de tornar o texto maior e customizar o contraste de cores para usuários com visão limitada ou daltonismo. Além disso, para os deficientes visuais, o site também incluirá atalhos do teclado, tornando a navegação mais fácil, e texto alternativo nas imagens, para os visitantes que não podem vê-las.

Chris Danielsen, diretor de relações públicas da Federação Nacional para os Cegos, disse ao Wired que tecnologias que leem telas ainda não podem reconhecer e analisar imagens. “É preciso, no mínimo, ter textos alternativos para descrever o suficiente da imagem para que uma pessoa cega saiba qual é a função dela”, explica Danielsen. “Se você está lidando com um site que faz uso de muitas imagens, como um site de imagens de arte, por exemplo, isso fica um pouco mais complicado”.

O texto alternativo em imagens também é crítico para descrever a função de ícones, como o carrinho de compras em uma loja virtual. “Softwares de leitura de tela vão procurar por estes ícones importantes para que o deficiente visual possa navegar melhor”, diz o vice-presidente do Pornhub, Corey Price. No caso do site adulto, estes programas de leitura de tela encontrarão links como “links para vídeos mais vistos” ou “link para estrelas pornô”.

Além disso, o site fez melhorias nos atalhos do teclado para tornar a navegação mais fácil. Por exemplo, o botão ‘apagar’ funciona para voltar a página anterior, e o botão ‘S’ serve para acionar a busca.

Outras melhorias, como o aumento do contraste das cores e o tamanho do texto, são dedicadas para usuários com dificuldades para ver, mas que não são necessariamente cegos. Estes usuários não precisam usar softwares de leitura de tela, mas, graças a essas novidades, certamente navegarão pelo site com mais facilidade.

As melhorias de acessibilidade implantadas pelo Pornhub são muito importantes, visto que ele é o 38º site mais visitado do mundo, a frente até mesmo do Ebay, Imgur e WordPress, segundo o serviço de análise Alexa. “Acreditamos que todos os sites que proporcionam um produto ou serviço ao público deveriam fazer uso das melhores práticas de acessibilidade”, diz Danielsen.

[Wired]