Arqueólogos encontraram um porquinho de cerâmica em escavações na cidade de Wuxi, província de Jiangsu, no leste da China. O artefato com aproximadamente 6 mil anos é do tamanho do punho de uma criança e pode ter sido um brinquedo.
O porquinho tem alguns buracos e parece ter contas de cerâmica dentro de seu corpo oco, disse Li Yiquan, vice-chefe do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia de Wuxi, à agência estatal de notícias Xinhua. Estas características e o tamanho do porquinho levam os arqueólogos a suspeitar que o objeto teria funções lúdicas.
É possível que os buracos do porco de cerâmica sirvam para assoprá-lo como um apito. Mas os arqueólogos devem fazer experimentos para testar a hipótese. “Esculturas de cerâmica em forma de porco foram desenterradas em outros sítios pré-históricos, mas nunca vimos porcos ocos de cerâmica antes”, disse Li.
Outros achados
Arqueólogos desenterraram outros 260 itens no sítio arqueológico neolítico Ma’an, na cidade de Wuxi,que abrange várias dinastias na história chinesa. A lista inclui objetos de cerâmica, como o porquinho, mas também de pedra e jade.
Em abril, arqueólogos divulgaram a descoberta de um machado, também em escavações na cidade de Wuxi. É o primeiro machado de pedra com estampa de tigre descoberto na região. Ele provavelmente pertenceu à cultura Liangzhu – uma das culturas neolíticas mais avançadas da China, que surgiu por volta de 3.300 aC no delta do rio Yangtze.