O novo Portal para Jovens, do Facebook, quer ensinar aos usuários como ter cuidado online

Nesta terça-feira (15), o Facebook estreou o Youth Portal (Portal para Jovens), um site com uma série de explicações sobre privacidade e políticas de coleta de dados, além de dicas gerais de como usar redes sociais. Na verdade, é uma ótima fonte de informação para adultos. As seções são bem escritas, com emojis fofos que […]

Nesta terça-feira (15), o Facebook estreou o Youth Portal (Portal para Jovens), um site com uma série de explicações sobre privacidade e políticas de coleta de dados, além de dicas gerais de como usar redes sociais. Na verdade, é uma ótima fonte de informação para adultos. As seções são bem escritas, com emojis fofos que lembram uma versão atualizada do Clippy — uma referência que os jovens, claramente, não vão entender.

Como descobrir se a Cambridge Analytica roubou seus dados do Facebook
Uma lista de todo mundo que está pistola com o Facebook

Em “Guiding Principles” (princípios orientadores), por exemplo, o post de blog do Portal para Jovens conta com uma publicação sobre dicas de segurança para usuários jovens, mas muitos adultos poderiam usar esses conselhos e evitar o compartilhamento de coisas em excesso. “Change your locks” (Mude seus cadeados), diz outra seção, sobre se lembrar de checar periodicamente as informações de privacidade.

“Não deixe estranhos entrarem no seu quarto” é um excelente conselho, o que ajuda a lembrar os usuários de verificar sua lista de amigos e ficar esperto com quem ainda tem acesso aos seus próprios posts. E “think before you speak” (pense antes de falar), que é quase o equivalente online de “salve a floresta” dos conselhos para uso da rede. No fim das contas, todos nós reconhecemos esses valores, mas raramente fazemos algo sobre.

Os melhores exemplos dos pontos positivos e negativos do novo portal estão na seção “Privacidade”. Considere essa seção um local para explicar “como propagandas funcionam.”

A linguagem é mais fácil de entender que as explicações dadas pelo Facebook feitas para adultos. No entanto, dizer que as propagandas são baseadas em “ações que você realiza no Facebook” não revela como o monitoramento de comportamento funciona. Só diz aos usuários que eles podem parar de receber propagandas dinâmicas baseadas em interesse, mas nunca lhe diz explicitamente que eles não podem escapar do monitoramento de comportamento. Mesmo se você não escolher preferências de propaganda, o Facebook não vai parar completamente de monitorar seu comportamento.

Vamos chamar isso de uma contradição “leve”. Porém, aqui vai uma “dura”: uma das dicas dos “Guiding Principles” diz, literalmente, “não compartilhe sua localização”. Ironicamente, na parte de “Security” (Segurança) do Portal Para Jovens, eles ensinam o passo a passo de como compartilhar a localização em tempo real com os amigos.

No Youth Portal, você vai ver que o Facebook tenta seguir a mesma linha de pensamento de quando a rede enfrenta escândalos. A empresa quer que os usuários compartilhem dados pessoais, embora a companhia ensine as pessoas a terem cuidado com o que elas compartilham online. Por fim, o Portal para Jovens pode transmitir uma lição importante para crianças e adultos: não confie no Facebook para dizer a você os problemas de usar o Facebook.

[Techcrunch]

Imagem do topo por AP

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas