As pesquisas apontam que o brasileiro é um povo naturalmente empreendedor. No entanto, se você tivesse que responder o que é empreender para você, qual seria sua reposta? Empreender, de longe, não significa somente ter um próprio negócio, mas sim buscar soluções inovadoras para os mais diversos problemas que a sociedade apresenta. E é isso que o Braskem Labs propõe.

O programa, desenvolvido pela Braskem, empresa que atua nos setores químico e petroquímico, em parceria com a Endeavor, uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo, está em sua segunda edição e visa incentivar e capacitar empreendedores que possuem soluções inovadoras e que melhorem a vida das pessoas por meio da química ou do plástico.  Além disso, especialmente neste ano, há uma categoria a parte para projetos que tenham soluções para o combate ao Aedes aegypti.

Por isso, se você possui um projeto inovador para uma dessas vertentes, confira abaixo o cronograma completo do programa e não perca o prazo das inscrições:

braskem-01 (2)

Na primeira edição do Braskem Labs, foram inscritas 159 propostas de todas as regiões do país e, dos dezenove selecionados, dez projetos estão sendo comercializados e seis empresas firmaram parcerias com a Braskem. Por isso, a expectativa para a segunda edição está ainda mais alta. “O objetivo para este ano é que tenhamos uma fonte de projetos ainda mais ampla e, com isso, possamos fazer um bom filtro das soluções que vamos acelerar. Afinal, queremos que estes projetos realmente possam ser inovadores e de impacto”, afirma Patrick Teyssonneyre, diretor de Inovação e Tecnologia da Braskem.

No entanto, para atingir esses objetivos, Patrick conta que houve algumas mudanças no programa de uma edição para outra. “Um conceito muito forte deste ano é aumentar o impacto da aceleração. Para conseguirmos fazer isso, estendemos o programa de capacitação, duplicamos as mentorias e reduzimos o número de projetos que serão acelerados. Ou seja, será uma quantidade menor de projetos, com um tempo maior de mentoria. Isso irá fazer com que nós possamos contribuir ainda mais individualmente com cada projeto, dando um embalo sólido para os empreendedores”, explica.

Já quer dar o primeiro passo rumo ao programa? Não perca o Webinar, um evento de lançamento e de apresentação do Braskem Labs que acontecerá no dia 19 de abril, às 20h, em formato de webconferência. A ideia é discutir assuntos voltados ao empreendedorismo, inovação e sustentabilidade com especialistas da Braskem e da Endeavor e também ouvir a experiência do vencedor da primeira edição do programa, Eliézer Dias, o criador do ColOff, um revestimento de assento sanitário que auxilia na coleta de amostras biológicas. Inscreva-se aqui.

Aproveite também para registrar o seu projeto e conferir todas as informações no site oficial do Braskem Labs.