Ciência

Pouso da Artemis 3 só deve acontecer em 2027, afirma novo relatório

Órgão dos EUA encontrou uma quantidade significativa de trabalho técnico pendente no sistema de pouso humano da missão Artemis 3
Imagem: SpaceX/Divulgação

Programada para dezembro de 2025, a missão Artemis 3, da NASA, não deve ir à Lua antes de 2027, de acordo com um novo relatório do GAO (Gabinete de Responsabilidade do Governo) dos EUA.

Com base em entrevistas com a NASA e funcionários da indústria e na revisão da documentação, o GAO informou que encontrou uma quantidade significativa de trabalho técnico pendente no sistema de pouso humano. Além disso, resta um trabalho de design crucial para incorporar tanques maiores de oxigênio nos trajes espaciais que seriam usados ​​pelos astronautas na Lua, segundo o relatório.

Se a NASA adiar oficialmente a data de lançamento do Artemis 3 para 2027, acabaria sendo um ano antes de sua meta original, de 2028. Em 2019, a administração do ex-presidente Donald Trump definiu um cronograma de 2024. Depois, a NASA adiou para a estimativa de lançamento atual, em dezembro de 2025.

O ambicioso retorno à Lua com a Artemis

A Artemis 3 será a terceira missão do programa Artemis da NASA, uma série de missões de dificuldade crescente com destino à Lua, projetadas para estabelecer uma presença humana sustentável no satélite.

O programa começou em novembro de 2022, com a chegada da missão Artemis 1 na órbita lunar. Agora, a Artemis 2 está programada para repetir o feito com uma tripulação a bordo da espaçonave Orion, no final de 2024. A terceira missão, enfim, levaria pessoas novamente ao solo lunar em 2025.

Missões lunares

Em agosto, a Índia se tornou o primeiro país a pousar no polo sul da Lua com a missão não-tripulada Chandrayaan-3. O programa espacial foi o quarto a realizar um pouso lunar suave, depois dos Estados Unidos, a antiga União Soviética e a China. Enquanto isso, a missão Luna-25, da Rússia fracassou em sua jornada ao polo sul quando seu módulo de pouso colidiu com a superfície da Lua.

Agora, a China está planejando uma missão para o mesmo local a partir de 2030. Caso a NASA consiga levar seus astronautas para o polo de 2025, seria a primeira missão humana na Lua em mais de 50 anos.

Assine a newsletter do Gizmodo

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas