Recentemente, a Valve confirmou que estava trabalhando para alterar a moeda oficial para transações no Steam em alguns países. Na ocasião, a empresa alegou que a medida era um esforço para evitar que os desenvolvedores precisassem estar constantemente ajustando os valores dos jogos por conta da instabilidade econômica de algumas regiões.
Nesta semana, a empresa começou a implementar o dólar como padrão para transações na plataforma digital na Argentina e Turquia. A medida, no entanto, não agradou os jogadores dos países, já que alguns games tiveram um aumento de até 3.000%.
Segundo o portal PC Gamer, “Far Cry 5”, da Ubisoft, teve um aumento de 240%, enquanto “Stardew Valley”, aumentou 2.900%. Títulos populares como “Bladur’s Gate 3” e “Starfield”, por exemplo, não tiveram uma aumento considerável, mas, mesmo assim, acabaram ficando mais caros.
A comunidade gamer argentina reclama que, além dos novos valores sugeridos pelo Steam, as altas taxas tornam os preços ainda mais altos.
A Valve também afirma combater uma prática de alguns usuários de alterar a região para conseguir comprar games por preços mais baixos. Ao todo 25 países da América Latina, Oriente Médio e África devem sofrer alterações de preços dentro das próximas semanas.
É importante lembrar que a Valve alterou as políticas de precificação do Brasil no final do ano passado, o que fez com que alguns jogos tivessem um aumento superior a 60%.
Embora o intuito da empresa seja combater fraudes e proteger desenvolvedores, o aumento nos preços pode acabar fomentando o crescimento dos downloads ilegais de jogos, prática comum em mercados onde os preços são muito altos. O fenômeno pode acabar impactando nas receitas de estúdios e produtores de games.