A NASA está pronta para retornar à Lua. Na próxima segunda-feira (29), será lançada a missão não tripulada Artemis 1, que visa testar o desempenho do foguete Space Launch System (SLS) e da sonda Orion.
Além de avaliar a tecnologia do veículo enquanto ele circunda o satélite, a agência espacial também deve enviar outros itens e experimentos científicos ao espaço nesta mesma viagem. O sistema será lançado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, entre 9h33 e 11h33 (horário de Brasília).
Você poderá acompanhar a saída ao vivo pelo site da NASA, aplicativo oficial da agência ou através do portal Space.com. Esse não será qualquer evento, já que contará com a presença de astros de Hollywood, como Chris Evans, Jack Black e Keke Palmer.
Há motivos para tamanha comoção: o SLS promete ser o foguete mais poderoso já desenvolvido pela NASA. Ele possui 101 metros de altura e será capaz de atingir uma velocidade superior a 40 mil km/h em cerca de oito minutos.
A última vez que um veículo tão poderoso partiu de terras americanas foi em 1973, quando o Saturno 5 colocou a estação espacial Skylab em órbita, marcando o fim da era Apollo. O episódio da próxima semana será, literalmente, de balançar as pernas.
Além disso, a NASA está finalmente dando início ao seu plano de voltar à Lua após 50 anos de hiato. O primeiro lançamento tripulado do Projeto Artemis está previsto para 2024. Porém, os astronautas só poderão pisar no satélite no ano seguinte.
Se tudo correr como o planejado, a agência espacial deve enviar a primeira mulher e a primeira pessoa negra à Lua até meados dessa década. Planos ainda mais ambiciosos envolvem a construção de uma base no satélite, que permitirá o lançamento de missões para o espaço profundo.