As pessoas amam o GMail. Eu amo o GMail. Já há alguns apps que o tornam ainda melhor, como o MailPlane, mas agora que o Google está implementando o padrão OAuth, permitindo aos desenvolvedores terem acesso ao seu GMail de um novo modo, provavelmente veremos muitos outros.

O OAuth é um padrão da indústria que permite a um terceiro ter acesso seguro às suas informações sem que você jamais tenha que informar o seu login e senha. E  mais importante: permitindo que você tire esse acesso assim que quiser. Então, em vez de digitar o seu email e senha em algum aplicativo (o que é inseguro), simplesmente aparecerá uma tela do Google perguntando se você permite ao aplicativo ou serviço ter acesso às informações da sua conta. (O Google também está procurando finalizar um novo padrão para usar OAuth em conjunto com IMAP e SMTP.) O Twitter já usa OAuth há algum tempo, por exemplo, então os aplicativos conseguem fazer coisas interessantes com a sua conta do Twitter.

Um dos primeiros aplicativos a usar o OAuth do GMail, conforme aponta o Google, é o SmartPush da Syphir, para iPhone, que implementa notificações push de email para o iPhone e pode ser configurado com filtros avançados para organizar e categorizar seus emails, tudo sem encostar na sua senha.

Vários aplicativos existentes que usam o GMail passarão a usar o OAuth, mas, mais importante que isso, esta nova forma de acessar as suas informações e este tipo de portabilidade de dados pode tornar o GMail um alvo ainda maior para os desenvolvedores de apps. Como é algo que nós usamos todo dia, mal podemos esperar para ver o que sairá daí. [Google via ReadWriteWeb]