Primeira rodovia elétrica dos EUA não envolve raios e trovões
A rodovia americana Interstate 5 vai de Oregon até o Canadá, e no fim do ano devem começar os trabalhos para torná-la a primeira auto-estrada elétrica dos EUA. Quem comprar o Chevy Volt ou o Nissan Leaf, carros elétricos a serem lançados no final do ano, vai ganhar com isto.
Eu fiquei sonhando com uma estrada de seis pistas cheia de relâmpagos, mas a realidade é diferente: o objetivo é instalar 10 estações de carregamento nível 3 ao longo da via. Cada estação pode carregar a 400 volts e 30 ampères, o suficiente para carregar um veículo elétrico a 80% em meia hora.
O carregamento é bastante simples: a estação de recarga é um pequeno poste com um cabo, semelhantes à da foto acima. Basta retirar o cabo e conectá-lo no carro, geralmente na abertura onde ficaria o tanque de gasolina. A estação de recarga é útil pra quem não tem como encher a bateria em casa, por exemplo.
Nós já vimos muitos modelos de carros elétricos, mas os modelos mais aguardados são o Chevrolet Volt e o Nissan Leaf. O Volt chega a 64km de distância apenas com o motor elétrico, mas é um híbrido com motor a gasolina; enquanto isso, o Leaf é completamente elétrico e anda até 160km em uma só carga. Os dois carros são decididamente futuristas: enquanto o Leaf terá sons do filme Blade Runner, o Volt poderá ser controlado via smartphones com Android. Ambos devem ser lançados nos EUA no fim do ano, e o preço deve ficar na faixa dos US$30.000.
As estações de recarga na I-5, financiadas por um empréstimo federal de US$1,32 milhão, ficarão situadas a cada 130km, perto o bastante para garantir que os futuros donos de carros elétricos não fiquem sem energia. Afinal, é bem mais fácil trazer gasolina de um posto do que eletricidade. [Autoblog Green via Inhabitat; imagem via Wikipédia]