Depois de brincar um pouco com a nova impressora com internet da HP, ficou claro que eles não tomaram nenhum atalho no que diz respeito ao hardware, equipando-o com um painel capacitivo de toque que responder muito bem. Mas, sem contar os tipinhos que costumam comprar molduras de fotos digitais, será que isso vai ser útil para alguém?

O software ainda está bastante em desenvolvimento, mas a tela inicial e o primeiro nível de interatividade de muitos dos widgets já estavam trabalhados o suficiente para dar uma boa ideia de como esse troço vai funcionar: bem. A tela responde ao seu toque tão bem quanto qualquer smartphone com tela de toque capacitiva (como o iPhone).

O Google Maps estava ainda em fase bastante inicial de desenvolvimento, então arrastar e aproximar os mapas ainda não está muito redondo, mas a aparência e funcionalidade é basicamente a mesma que você pode esperar no seu navegador. Dá para digitar endereços e nomes de lugares com o espaçoso teclado virtual, e houve até mesmo um papo breve sobre multitouch — mas nenhuma confirmação a respeito disso.

 

Se você é um dos teimosos que gosta de ler notícias em papel, o USA Today permite que você imprima as notícias diretamente da interface TouchSmart Web. Funciona, mas a fonte usada na impressão parece que veio direto da era DOS, horrível. Eu gostaria de ver publicações como a New Yorker criando widgets para imprimir direito algumas das suas matérias mais longas.

O widget Fandango permite que você navegue por uma galeria com miniaturas de pôsters de filmes — ou pesquise pelo filme que quiser –, quando então você pode consultar horários, ver trailers e comprar/imprimir ingressos. Tudo direto pela impressora.

Quanto à fotos, a HP tem o seu widget Snapfish entre os primeiros da lista, mas é isto por enquanto. Este parece um nicho onde esta plataforma poderia realmente fazer sucesso. Seria incrível se eles conseguissem suporte da turma do Flickr/Picasa/Photobucket para deixar o usuário fazer login na sua conta, escolher algumas fotos e organizá-las nas páginas antes de imprimir.

É conveniente poder ir até a sua impressora para consultar e imprimir ingressos, mapas, fotos etc. Mas se você passa muito tempo na frente de um computador, é tão ou mais fácil continuar fazendo estas coisas através dele. Então, ao menos por enquanto, parece que a HP PhotoSmart com TouchSmart Web será um produto bacana, sim, mas nem um pouco essencial.