_Cultura

Primeiras reações de “Avatar 2” exaltam sequência: “obra-prima visual”

Com direção de James Cameron, “Avatar: O Caminho da Água” terá em torno de 3 horas e 10 minutos de duração e chega aos cinemas brasileiros no dia 15 de dezembro

Avatar

Imagem: Divulgação/20th Century Studios

Depois de 13 anos de espera, falta pouco para “Avatar: O Caminho da Água” chegar às telonas do cinema. Alguns sortudos de plantão já tiveram a oportunidade de assistir a sequência de James Cameron antes mesmo da estreia, e com isso as primeiras reações já estão sendo reveladas (via Variety).

O longa foi finalmente apresenado para os membros da imprensa internacional após a estreia mundial em Londres. As primeiras reações de “Avatar 2” são extremamente positivas, com muitos jornalistas impressionados com a imaginação sem limites de Cameron e seus efeitos visuais. A produção foi aclamada como uma “conquista monumental do cinema”, e o chamam de “obra-prima visual”.

Ao que parece, as cenas de ação (auxiliadas pela tecnologia 3D) e os cenários de Pandora, são grandes destaques na experiência. “Fico feliz em dizer que ‘Avatar: The Way of Water’ é fenomenal”, escreveu Erik Davis, do Fandango. “Maior, melhor e mais emocionante do que ‘Avatar’, o filme é visualmente de tirar o fôlego, visceral e incrivelmente cativante. A história, o espetáculo, a espiritualidade, a beleza – isso é filmagem e narrativa no seu melhor absoluto.”

O apresentador de Happy Sad Confused, Josh Horowitz, elogiou: “James Cameron mais uma vez mostra aos cineastas como se faz. Eu já disse isso mil vezes. Nunca duvide dele. ‘Avatar: The Way of Water’ é como você faz um blockbuster épico. Emocional, visceral e tão grande quanto os filmes podem ser.”

Mike Ryan, da Uproxx, não poupou elogios: “AVATAR: THE WAY OF WATER: Sim, nunca aposte contra James Cameron. Tentando poupar hipérbole, mas nunca vi nada assim do ponto de vista técnico e visual. É impressionante. Talvez muito avassalador. Às vezes eu perco pontos da trama porque estou olhando para um peixe Pandora”, disse.

“#AvatarTheWayOfWater é incrível. Eu tinha fé que James Cameron iria elevar seu nível com os efeitos, mas esses visuais são alucinantes. Um quadro impressionante após o outro. Mas o que mais gostei é como os feitos técnicos sempre parecem a serviço do personagem e da construção do mundo”, acrescentou Perri Nemiroff do Collider.

“#AvatarTheWayOfWater é o filme mais lindo que já vi. É uma experiência que precisa ser vista na tela grande e em 3D. Eu simplesmente amei e mal posso esperar para assistir de novo. É uma obra-prima em termos de magia técnica. Facilmente meu filme favorito do ano”, afirmou o perfil Disney Plus News.

Drew Taylor do The Wrap disse: “Já vi #Avatar duas vezes e estou impressionado com seu domínio técnico e escopo emocional inesperadamente íntimo. Sim, o mundo é expandido e as sequências são apresentadas, mas os personagens são mais importantes. Cameron está em sua melhor forma, especialmente no ato final. Bom tê-lo de volta.”

 

Ambientado mais de uma década após os acontecimentos do primeiro filme, “Avatar: O Caminho da Água” conta a história da família Sully (Jake, Neytiri e seus filhos), o perigo que os persegue, os esforços que fazem para permanecerem seguros, as batalhas que lutam pela sobrevivência e as tragédias que suportam.

Zoë Saldaña viverá Neytiri pela segunda vez. A primeira foi em “Avatar” (2009), há 13 anos. Nesta continuação, a personagem aparecerá mais velha, já mãe de vários filhos, frutos de seu relacionamento com Jake Sully (Sam Worthington). Os dois terão que lutar para proteger a família e a Pandora como um todo. Segundo a sinopse oficial:

“Após dez anos da primeira batalha de Pandora entre os Na’vi e os humanos, Jake Sully (Sam Worthington) vive pacificamente com sua família e sua tribo. Ele e Ney’tiri formaram uma família e estão fazendo de tudo para ficarem juntos, devido a problemas conjugais e papéis que cada um tem que exercer dentro da tribo. No entanto, eles devem sair de casa e explorar as regiões de Pandora, indo para o mar e fazendo pactos com outros Na’vi da região. Quando uma antiga ameaça ressurge, Jake deve travar uma guerra difícil contra os humanos novamente. Mesmo com dificuldade, Jake acaba fazendo novos aliados – alguns dos quais já vivem entre os Na’vi e outros com novos avatares. Mesmo com uma guerra em curso, Jake e Ney’tiri terão que fazer de tudo para ficarem juntos e cuidar da família e de sua tribo”.

Com direção e produção de James Cameron, e produzido por Jon Landau, o filme é estrelado por Zoë Saldaña, Sam Worthington, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Cliff Curtis, Joel David Moore, CCH Pounder, Edie Falco, Jemaine Clement, Giovanni Ribisi e Kate Winslet. “Avatar 2” chega exclusivamente aos cinemas brasileiros em 15 de dezembro, e terá em torno de 3 horas e 10 minutos de duração.

Outras sequências do longa estão planejadas, mas dependem do desempenho financeiro de “O Caminho da Água”. Caso aconteça, o terceiro filme da franquia chegará em dezembro de 2024, com “Avatar 4” em 2025  e “Avatar 5” em 2028. Veja o trailer:

Sair da versão mobile