A Roku, famosa por desenvolver sistemas e dongles para acesso de aplicativos de streaming, anunciou durante a CES 2023 que está ampliando o seu portfólio de produtos ao lançar os seus próprios modelos de Smart TVs.
Até então, a empresa apenas licenciava o seu software Roku OS para outras fabricantes de TVs, como a chinesa TCL, assim como a brasileira Semp. Agora, a Roku pretende ampliar a sua rede de marcas parceiras, bem como fabricar suas TVs exclusivas.
Por enquanto, detalhes sobre as especificações dessas novas TVs Roku ainda não foram reveladas, mas sabe-se que elas estarão disponíveis em 11 modelos com telas variando entre 24 a até 75 polegadas e estando nas versões HD a 4K. Elas serão lançadas em duas séries, batizadas “Select” e “Plus”, com ambas oferecendo controles remotos com microfones para executar comandos de voz.
Os dispositivos terão como foco o streaming, além de oferecer suporte ao novo Roku TV Wireless Soundbar, que promete melhorar a experiência audiovisual dos usuários, assim como facilitar a configuração do home theater. De acordo com o Mashable, os aparelhos devem ser parecidos com os da TCL, sendo acessíveis e rodando o sistema da Roku.
Além disso, todos os modelos de TV da marca Roku continuarão a oferecer os recursos disponíveis atualmente aos usuários do dongle, como a função de encontrar o controle remoto, usar fones de ouvido com o aplicativo móvel para audição privada ou acessar conteúdos sob demanda ou transmissões ao vivo.
Quanto ao preço, as TVs devem custar entre US$ 119 e US$ 999, e serão lançados no segundo trimestre deste ano, inicialmente nos Estados Unidos. Ainda não há informações sobre a chegada desses aparelhos no Brasil.