Todo ano, empresas de tecnologia aproveitam o Dia da Mentira para “lançar” novidades absurdas – como luvas inteligentes da HTC e Samsung – ou sensacionais – como o desafio Pokémon no Google Maps. O Lifehacker reuniu as melhores pegadinhas, e adicionamos algumas outras. Confira a seguir nossa lista.

Como o Primeiro de Abril tem muitas pegadinhas, continuaremos atualizando este post durante o dia. Fique ligado!

No Google

Google Maps: Desafio Pokémon: No Google Maps para iOS ou Android, há vários pokémon espalhados pelo mundo – temos que pegar! Para encontrá-los, basta ampliar o zoom nos mapas: as criaturas da Nintendo aparecem e você pode adicioná-las em um Pokédex dentro do próprio app. No Brasil, o Kotaku encontrou três pokémon.

Chrome transforma a web em emoji: no Chrome para iOS e Android, você consegue transformar a web nos conhecidos símbolos que começaram no Japão e ficaram famosos no mundo inteiro.=. Basta abrir o menu e tocar na opção “Traduzir para emoji”. O texto da página precisa estar em inglês.

LEGO

Gmail Shelfie: Blue Men Group, Shakira, Katy Perry e o pessoal do filme Lego usam selfies como tema do Gmail – são as “shelfies” (selfies compartilháveis). Você pode usar as fotos deles, ou colocar sua cara no Gmail na web – basta clicar aqui.

YouTube anuncia as tendências virais de 2014: todo ano, o YouTube quebra a cabeça tentando criar o mais novo vídeo viral da web. Mas este ano, pela primeira vez, eles vão pedir ajuda dos usuários para irem além.

AutoAwesome para currículos: o Google+ possui um recurso para melhorar fotos automaticamente. Por que não usá-lo também no seu curriculum vitae?

autoawesome photobomb

AutoAwesome cria photobombs: às vezes, quando uma pessoa surge do nada em uma foto, ela pode torná-la ainda melhor. Então por que não automatizar isso? O recurso começa com David Hasselhoff, conhecido por seu papel em SOS Malibu (Baywatch).

Chromecast para esquilos: sim, Chromecast para esquilos.

Em outros sites

pirate bay virtual bay

The Virtual Bay: o Pirate Bay se torna uma experiência de realidade virtual, através de um dispositivo que “usa projeções laser direto na sua retina”, um som que cancela todo o ruído do mundo, e um plugin no cérebro. Agora, todos os arquivos do TPB ficarão armazenados dentro de você. O futuro chegou!

nokia 3310 pureview

Nokia 3310 com câmera de 41 megapixels: a Nokia decidiu atualizar um velho conhecido com novas tecnologias. Ele ganhou uma câmera PureView de 41 MP, com lentes Zeiss e flash Xenon, “e vai rodar uma versão modificada do Windows Phone 8 para se encaixar em sua tela ClearDiamond de três polegadas”.

htc gluuv

HTC Gluuv: dissemos por aqui que o futuro da computação vestível não são anéis inteligentes. Na verdade, o futuro nos reserva luvas inteligentes, e a HTC saiu na frente: basta inserir o smartphone One no pulso e dar joinha para curtir algo no Facebook, ou deslizar para a direita e encontrar alguém no Tinder.

samsung fingers

Samsung Fingers: ei, a Samsung também anunciou uma luva inteligente! Você pode usar o recurso “fala com a minha mão”: fale com uma pessoa e mostre a mão para outra; ela vai gravar o que a pessoa disser, e você poderá ouvir e responder mais tarde. Ela também pode ampliar o volume da sua voz, “bem parecido com uma vuvuzela”. E basta fazer gestos com a mão para fazer ligações, ou brincar de “puxa meu dedo”.

twitter helmet

Twitter Helmet: computação vestível é a piada da vez. O Twitter vai lançar, em setembro, um capacete de US$ 140 que aparentemente lê sua mente para transcrever tweets. Para enviá-los, basta fazer um movimento de ciscar com a cabeça.

2001drive

2001Drive: o OneDrive, serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft, voltou no tempo com um webdesign típico de dez anos atrás – texto caminhando na lateral, GIFs dançantes e Comic Sans em todo canto.

SmartClippy

Smart Clippy: “Parece que você está escrevendo uma carta. Quer ajuda com isso?” Sim, o Clippy está de volta, tanto na vida real como no Word Online (apenas na interface em inglês).

Sony Power Foods: unindo o útil ao agradável, comer agora pode carregar a bateria de seus gadgets. Finalmente!

thinkgeek capacitor

Capacitor de fluxo para carro: estes pequenos capacitores vão ajudar Doc Brown a encontrar Marty, que viajou de volta no tempo e acabou se perdendo. Conecte este dispositivo no acendedor de cigarro e pise fundo no acelerador… ou não – porque ele serve apenas como carregador USB para seus dispositivos. É mais um produto da ThinkGeek que não existe… por enquanto.

star trek frisbee

Frisbee no formato da U.S.S. Enterprise: jogue o disco para seu amigo, e o restante da nave segue junto. Kirktacular!

SwiftKey Flow Hard: agora você pode deslizar o dedo no seu teclado físico, e ele vai adivinhar o que você quis dizer. Prático!

deviantart thoughtart

thoughtART: crie arte no DeviantART usando sua mente, através de um dispositivo embutido no seu teclado e mouse. Veja as criações dos outros usuários aqui.

imgur viralize

Imgur Viralizer: sua imagem pode virar um sucesso na internet com este algoritmo do Imgur que a edita para torná-la viral. É só enviar a imagem e clicar em “Viralize it!”.

ifixit apple

iFixit é comprada pela Apple: nós adoramos os desmontes feitos pela iFixit, que abre todo tipo de smartphone, tablet e mais, dando uma nota de 0 a 10 para a facilidade de conserto. Agora, eles vão trabalhar de perto com a Apple… para ver qual produto é mais difícil consertar. Quanto mais, melhor!


Esquecemos de alguma pegadinha de Primeiro de Abril? Coloque nos comentários!

Atualizado às 15h13