Pró-aborto e engajada: conheça Jenna Ortega, a estrela de “Wandinha”

Um dos nomes mais comentados em 2022, a atriz usa sua plataforma para divulgar causas em favor das mulheres e dos imigrantes. Confira mais detalhes da carreira dela
Wandinha
Imagem: Divulgação/Netflix

Em uma semana, tudo mudou. De musa do universo dos filmes de terror, a atriz Jenna Ortega agora saiu desse nicho para alcançar um protagonismo hollywoodiano. A estrela é a responsável pelo recorde de “Wandinha”, na Netflix: a série de TV em inglês com mais horas assistidas em uma semana.

E o que tem de especial a atriz de 20 anos que atraiu 341,2 milhões de horas visualizadas entre 21 a 27 de novembro? A resposta é atitude. Jenna Ortega, estrela de produções como “Pânico 5” (2022) e “X – A Marca da Morte”, é super engajada em causas políticas e sociais. Confira:

Liberação do direito do aborto

Em uma passada rápida por sua página no Instagram, percebe-se que a atriz é a favor da liberação do direito ao aborto nos EUA e adepta da iniciativa Planned Parenthood organização norte-americana sem fins lucrativos oferece cuidados de saúde reprodutiva ao redor do mundo, como aborto e métodos contraceptivos. Em sua bio na rede social há um link de acesso às informações da ONG.

Defensora dos imigrantes

Nascida na Califórnia, EUA, com descendência mexicana e porto-riquenha, Ortega emprestou sua voz para a primeira princesa latina da Disney, Elena de Avalor, e já mostrou apoiar os direitos dos imigrantes. Em 2018, ela compareceu ao RDMA’s (Radio Disney Music Awards) vestindo uma jaqueta com os dizeres “I do care and u should too” (“eu me importo, e você também deveria”).

A frase foi uma resposta a Melania Trump, mulher do ex-presidente Donald Trump, que foi vista com uma peça que dizia “I really don’t care. Do u?” (Eu realmente não me importo. E você?), ao visitar crianças imigrantes separadas dos pais em McAllen, no Texas.

Contra xenofobia

Aos 13 anos, Jenna Ortega trabalhou com a DoSomething.org na campanha Pride Over Prejudice, celebrando a aceitação e a diversidade étnica. Em suas redes sociais, ela também se pronunciou sobre o caso “Mahsa Amini”. Em setembro, a jovem iraniana foi morta por espancamento pela Polícia da Moralidade no Teerã, aos 22 anos, após infringir o código de vestimenta feminino, deixando à mostra uma mecha de cabelo.

Como é seu cotidiano

Além de engajada, Jenna também é uma jovem de muitos talentos. Ela adora escrever e foi a responsável por coreografar um dos episódios de “Wandinha”. A atriz ainda empresta seu rosto para a Neutrogena, marca da qual é embaixadora. E mais: a skincare dela é super simples e acessível. Em entrevista, ela já afirmou que seu “segredo” é lavar, hidratar e proteger a pele.

https://www.instagram.com/p/CeoQ93gOAmC/?utm_source=ig_web_copy_link

Um pouco de sua carreira

Jenna pode ter estourado agora, mas a carreira da atriz começou lá na infância, com uma participação no episódio The Baby Bug, de “Rob”. A artista também é uma ex-Disney, tendo estrelado a série “A Irmã do Meio”. Além disso, “Wandinha” não é o primeiro papel de Jenna na Netflix: ela também esteve em “A Babá: Rainha da Morte” (2020) e “You”, estrelada por Penn Badgley.

 

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas