O Pro Tools é o padrão da indústria para a produção de áudio digital, mas se você quiser usá-lo, precisa pagar. Ou precisava. Agora, existe uma versão gratuita destinada a iniciantes que é bem legal.

Totalmente gratuito, o Pro Tools First, até onde vi aqui, não é uma versão sacana que te impede, por exemplo, de exportar seu trabalho após terminá-lo. Parece que temos aqui uma estação de trabalho em áudio digital útil e totalmente funcional.

O software tem todas as funcionalidades de que você precisa para gravar, editar e mixar suas músicas. Se você não toca algum instrumento ou canta, há um sintetizador embutido carregado com um punhado de instrumentos por software que permitem compor diretamente no programa, ou conectar um controlador de hardware externo para engatilhar as notas. Terminada essa parte, você ainda tem à disposição um arsenal de efeitos, processadores sonoros e alguns plugins básicos para começar. Caso precise de mais plugins, dá para pegar mais na lojinha do app.

É difícil encontrar a pegadinha. Obviamente, essa versão tem limitações quando comparada à versão completa do Pro Tools. É possível que a Avid, que produz o software, espere fazer grana com a lojinha de plugins, onde as pessoas devem ir em busca de mais poder e flexibilidade de edição. O mais provável, porém, é que o First seja um meio de fidelizar quem está começando nessa área. Existem várias opções gratuitas para novatos hoje, e se o Pro Tools não se apresentar a esse novo público logo de cara, arrisca perder consumidores em potencial lá na frente.

De qualquer forma, é empolgante saber que, agora, todos têm acesso ao poder do Pro Tools – mesmo que parcialmente. O Pro Tools First para OS X e Windows ainda não foi lançado, mas você pode registrar seu e-mail nesta página para ficar sabendo quando isso acontecer. [Avid]