Se você tem um dispositivo iOS e está com dificuldades para acessar vários apps nesta sexta-feira (10), saiba que você não é o único. Aparentemente, um problema de código do Facebook está fazendo com que Spotify, Nubank, Tinder, entre outros apps, simplesmente fiquem indisponíveis para abertura no iPhone e no iPad.

Numa página de status do Facebook, a rede diz: “Estamos cientes e investigando um aumento no erros do SDK do iOS que tem feito alguns apps não abrirem”. O SDK (Software Development Kit) é um conjunto de ferramentas de software que permite que desenvolvedores integrem seus apps com a rede social.



Na prática, usuários do iOS tentam abrir o app, ele começa a carregar e na sequência ele é fechado sem nenhum tipo de aviso.

De acordo com o pessoal do The Next Web, o site DownDetector registra que pelo menos 15 mil pessoas estão com dificuldade de acessar alguns apps. Além do Tinder e Spotify, são citados o Waze e o Pinterest como indisponíveis para usuários do iOS. O caso do Nubank é peculiar, pois não se usa o Facebook para o login, mas aparentemente o app utiliza parte do SDK em seu app para iOS.

Questionado pelo Gizmodo Brasil, o Nubank disse que houve uma instabilidade que já foi resolvida:

Na manhã de hoje, diversos aplicativos no Brasil e no mundo enfrentaram o mesmo problema técnico, que já foi solucionado. O Nubank lamenta qualquer inconveniente e garantimos que nenhum cliente será prejudicado. Pedimos aos clientes que tentem acessar o app novamente ao longo do dia. Se precisarem de suporte, estamos à disposição pelos canais de atendimento.

Em maio deste ano, houve um problema parecido que afetou o acesso a vários apps cujo login era feito via Facebook. A boa notícia é que na ocasião a rede social corrigiu o problema rapidamente, então desta vez a indisponibilidade a estes apps não deve durar muito tempo.