Integração com Facebook faz apps como Spotify fecharem do nada no iPhone

Problema em SDK do Facebook tem feito que usuários de iPhone tenham problema para abrir apps como Nubank, Spotify, Waze e Tinder.
Foto em detalhe de um iPhone. Crédito: Gizmodo
Crédito: Gizmodo

Se você tem um dispositivo iOS e está com dificuldades para acessar vários apps nesta sexta-feira (10), saiba que você não é o único. Aparentemente, um problema de código do Facebook está fazendo com que Spotify, Nubank, Tinder, entre outros apps, simplesmente fiquem indisponíveis para abertura no iPhone e no iPad.

Numa página de status do Facebook, a rede diz: “Estamos cientes e investigando um aumento no erros do SDK do iOS que tem feito alguns apps não abrirem”. O SDK (Software Development Kit) é um conjunto de ferramentas de software que permite que desenvolvedores integrem seus apps com a rede social.

Na prática, usuários do iOS tentam abrir o app, ele começa a carregar e na sequência ele é fechado sem nenhum tipo de aviso.

https://twitter.com/sanvadaniel/status/1281550646043447297

De acordo com o pessoal do The Next Web, o site DownDetector registra que pelo menos 15 mil pessoas estão com dificuldade de acessar alguns apps. Além do Tinder e Spotify, são citados o Waze e o Pinterest como indisponíveis para usuários do iOS. O caso do Nubank é peculiar, pois não se usa o Facebook para o login, mas aparentemente o app utiliza parte do SDK em seu app para iOS.

Questionado pelo Gizmodo Brasil, o Nubank disse que houve uma instabilidade que já foi resolvida:

Na manhã de hoje, diversos aplicativos no Brasil e no mundo enfrentaram o mesmo problema técnico, que já foi solucionado. O Nubank lamenta qualquer inconveniente e garantimos que nenhum cliente será prejudicado. Pedimos aos clientes que tentem acessar o app novamente ao longo do dia. Se precisarem de suporte, estamos à disposição pelos canais de atendimento.

Em maio deste ano, houve um problema parecido que afetou o acesso a vários apps cujo login era feito via Facebook. A boa notícia é que na ocasião a rede social corrigiu o problema rapidamente, então desta vez a indisponibilidade a estes apps não deve durar muito tempo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas