Problemas com Smurfs podem levar a um controle mais rígido para compra de apps
De acordo com uma “fonte confiável” citada pelo PocketGamer hoje, a Capcom foi convocada para uma reunião com a Apple devido à polêmica causada pelo Smurf’s Village, seu jogo freemium para crianças. Graças a algumas queixas que viraram notícia sobre as compras dos caros itens dentro do aplicativo – alguns itens chegam a custar U$99 – e aparente grande número de pedidos de devolução e estorno, a Apple pode chegar até a reduzir o tempo de compra de apps depois de fazer login, que atualmente é de 15 minutos.
O caso da garota de 8 anos que gastou U$1800 no cartão de crédito da mãe comprando acessórios para seus Smurfs no iPad é um caso extremo, e provavelmente o destaque dado a ele deve ter sido um dos principais motivos pela qual a Apple chamou a Capcom para conversar. Apesar das crianças de hoje estarem cada vez mais espertas, ainda há uma certa inocência – ou vacilo dos pais – principalmente em relação a dinheiro. A própria criança disse não entender direito que estava comprando coisas com dinheiro real, afinal, muitos jogos para crianças tem uma moeda virtual falsa. Então, quão ético é fazer um app freemium tendo como público-alvo crianças de 4 anos ou mais?