Alguns relatos dizem que o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus sofrem com um problema na touchscreen com o passar do tempo: aparece uma barra cinza no topo da tela, e ela para de responder. Uma ação judicial coletiva quer que a Apple resolva isso.

Apple é processada por problema com Touch ID, e por usar 3D Touch nos iPhones

Três americanos alegam no processo que a Apple sabe do defeito, mas se recusa a corrigi-lo. “Os iPhones não estão aptos para a finalidade de uso como smartphones por causa do defeito na touchscreen”, diz a queixa apresentada na Califórnia (EUA).

A “doença do touch” seria causada por um problema em dois chips do iPhone que lidam com a responsividade aos toques – a solda que os conecta à placa principal do aparelho parece enfraquecer com o passar do tempo.

Isso parece estar associado ao “Bendgate”: o iPhone 6 e o 6 Plus são flexíveis na altura dos controles de volume, e talvez a solda não esteja aguentando a pressão. (O iPhone 6s e 6s Plus usam alumínio mais resistente para evitar isso.)

Os relatos foram compilados pelo iFixit, fornecedora de peças para a assistência técnica de iPhones. Os clientes recorrem à empresa porque técnicos das Apple Stores e de lojas autorizadas da Apple não realizam o reparo.

No processo, a Apple é acusada de fraude e de violar leis de defesa do consumidor na Califórnia. O valor da indenização não foi especificado.

[Reuters e MacRumors]