_Ciência

Produção de energia do Brasil se tornou mais sustentável nos últimos anos, mostra estudo

85% da matriz energética brasileira tem origem sustentável, e o papel de usinas eólicas, solares e geotérmicas se tornou maior. Restante do planeta segue um caminho oposto

Guerra na Ucrânia faz mundo acelerar adoção de energia renovável

Imagem: Unsplash/Reprodução

Um estudo sobre o consumo global de eletricidade em 2022 mostra que a produção de energia no Brasil se tornou mais sustentável. 

Nas Américas, a produção de energia sustentável do Brasil fica apenas atrás dos EUA — em números, não em percentual de matriz energética, vale dizer. No entanto, o estudo aponta que o restante do planeta segue um caminho oposto.

A produção de energia renovável nos EUA chegou à casa dos 8.43 EJ (ou exajoules, unidade para medir grandes quantidades de energia) em 2022. No Brasil, esse total foi de 2.53 EJ.

Além disso, os dados mostram que esse total só aumentou desde 2012: há dez anos, o montante de energia renovável produzida no Brasil era de 0.99 EJ, como você pode ver na tabela abaixo.

O levantamento exclui a energia hidrelétrica na produção mundial de energia (falaremos disso mais adiante), considerando apenas fontes como eólica, solar e geotérmica.

Brasil lidera produção de energia sustentável na América do Sul

O Brasil se destacou como um dos líderes em sustentabilidade nas Américas, utilizando fontes renováveis em grande escala para a geração de eletricidade.

O estudo exclui a energia hidrelétrica na produção mundial de energia. O Brasil utiliza, majoritariamente, energia hidrelétrica, mas outras fontes renováveis, como eólica, solar e geotérmica, correspondem por quase 10% da produção de energia do país.

Embora o Statistical Review deste ano exclua a energia hidrelétrica de suas métricas renováveis, outros órgãos, como a Agência Internacional de Energia, a consideram como uma “tecnologia bem estabelecida para produção de energia renovável”. Cerca de 85% da produção brasileira de energia vem de fontes renováveis.

Consumo mundial

Em 2022, conforme o Statistical Review of World Energy (Revisão Estatística de Energia Mundial), o mundo produziu 29.165,2 TWh (Terawatt-hora) de energia elétrica 2,3% a mais do que no ano anterior.

Contudo, o carvão, um dos grandes emissores de gases do efeito estufa, continuou sendo a principal fonte de geração de eletricidade, com uma participação estável de 35,4%.

Fontes de energia que lideram o consumo de eletricidade mundial. Imagem: Energy Institute

Três países lideram ranking de eletricidade gerada por carvão:

Juntos, o três países correspondem por 75,8% do consumo global. No Brasil, só 0,15% de carvão vai para a produção de energia elétrica.

Em segundo lugar, o gás natural manteve sua posição com uma participação de 22,7% na geração de energia elétrica em 2022. E o Brasil, novamente, reforçou sua posição mais sustentável, usando 0,6% de gás natural na produção de energia.

Sair da versão mobile