A Microsoft vem tentando, há um bom tempo, turbinar a Loja do Windows. Uma das iniciativas para tanto envolve oferecer programas tradicionais de desktop convertidos como apps – e você já pode baixá-los no PC.

Dez coisas que você pode fazer com a atualização de aniversário do Windows 10
Computadores com Windows 10 terão suporte a apps do HoloLens no ano que vem

O Project Centennial (chamado oficialmente de Ponte para área de trabalho) faz programas de desktop rodarem em uma sandbox isolada do restante do sistema. Isso agiliza atualizações, melhora a segurança e facilita a desinstalação. Eles também podem adotar recursos nativos do Windows 10, como blocos dinâmicos e notificações – é o caso do Evernote.

A versão convertida do Evernote para desktop já era oferecida há algumas semanas, e em breve ela será acompanhada pelo SQL Pro, Arduino IDE, Double Twist, PhotoScape, MAGIX Movie Edit Pro, entre outros. Você precisará do Windows 10 com a atualização de aniversário para obtê-los.

evernote loja windows 10

Até mesmo a ferramenta para converter programas Win32 também está na Loja. Ela pode incentivar desenvolvedores a criarem apps que rodem no Windows 10 Mobile, Xbox e outros – já que é possível adicionar aos poucos o suporte à plataforma Universal do Windows (UWP).

A Microsoft tem outras iniciativas para povoar a Loja do Windows. O Project Islandwood (oficialmente denominado Ponte do Windows para iOS) é uma ferramenta de código aberto para converter apps do iOS e fazê-los rodar em PCs com Windows 8.1 ou Windows 10.

Enquanto isso, o Project Westminster (ou Aplicativos Web Hospedados) permite criar apps universais usando linguagens da web (HTML, CSS, JavaScript). Havia uma ponte para converter apps do Android, que foi abandonada.

[Microsoft via Ars Technica e VentureBeat]

Foto por Richard Drew/AP