Ciência

Projeto Kuiper: o que se sabe dos primeiros satélites lançados pela Amazon

Amazon pretende manter mais de três mil satélites na órbita terrestre baixa para transmitir internet de banda larga
Imagem: Amazon/Reprodução

Os primeiros satélites de internet da Amazon foram lançados ao espaço na última semana. O Projeto Kuiper pretende formar uma constelação de internet parecida com a Starlink, da SpaceX.

Com o lançamento do KuiperSat-1 e 2, a Amazon poderá testar sistemas espaciais e em solo à altitude de 500 quilômetros, iniciando para valer a produção no próximo ano.

“Esta é a primeira vez que a Amazon põe satélites no espaço. E vamos aprender muito, independentemente de como a missão se desdobrar”, disse, em um comunicado Rajeev Badyal, vice-presidente de tecnologia no Projeto Kuiper.

Porque lançar satélites?

Assim como a Starlink, o principal objetivo do projeto é fornecer internet banda larga para milhões de pessoas em regiões remotas em todo o mundo.

A Amazon fechou acordos com a Arianespace, da Europa, a Blue Origin, fundada por Jeff Bezos, e a United Launch Alliance, uma joint venture da Lockheed Martin e Boeing.

O projeto Kuiper pretende manter mais de três mil satélites na órbita terrestre baixa para transmitir internet de banda larga.

Assim, a expectativa da empresa é implantar pelo menos metade do seu total de 3.236 satélites até julho de 2026. Isso deve acontecer já que é o que a Amazon prometeu a Comissão Federal de Comunicação (FCC), órgão norte-americano que concedeu a licença para os lançamentos.

Quanto a Amazon gastou para lançar o Kuiper?

A empresa planeja investir mais de US$ 10 bilhões para construir o Kuiper. Além disso, a companhia do bilionário Jeff Bezos, recentemente inaugurou uma instalação de processamento pré-lançamento de US$ 120 milhões na Flórida.

Chamada de “Protoflight”, a missão usou o foguete Atlas V da United Launch Alliance para transportar dois satélites – Kuipersat-1 e Kuipersat-2. O foguete foi lançado da plataforma SLC-41 da ULA em Cape Canaveral, Flórida.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas