Todos os domingos, o Gizmodo Brasil traz uma curadoria de jogos para você experimentar no seu console de videogame, smartphone, tablet ou PC. Alguns deles podem não ser inéditos, nem terem sido lançados recentemente. A ideia aqui é levar até você sugestões de títulos que possam ser do seu interesse — e quem sabe valham a pena dar uma oportunidade.

Lembrando que os jogos podem ter seus preços alterados a qualquer momento nas lojas em que estão acessíveis. A disponibilidade de cada um também pode ser alterada por parte das desenvolvedoras.

GRIS (PC)

Muitas produções recentes, como é o caso de WandaVision, têm abordado temas delicados e que mexem com o sentimental das pessoas. Nos games, uma das obras de maior destaque dos últimos tempos é GRIS, desenvolvido pela Nomada Studio e distribuído pela Devolver.

Navegando por mundos que vão se colorindo conforme novas coisas vão sendo aprendidas e superadas, ao mesmo tempo em que soluciona quebra-cabeças simples, o título coloca você no controle de uma jovem garota que acaba perdida dentro do próprio mundo de incertezas e precisa “retornar à superfície”. A protagonista deve aprender com a própria tristeza para recuperar os movimentos de seu vestido e o poder de sua voz, evoluindo emocionalmente e conquistando novas habilidades. É uma jornada belíssima, cativante e que certamente vai te tocar.

GRIS está em promoção na nuuvem.

Resident Evil Remake (PS4, PS5)

A Capcom tem se tornado especialista em remasterizações de alguns de seus maiores sucessos. Mas a primeira de todas, e que até hoje tem um lugar especial no coração dos fãs, é o remake do primeiro Resident Evil.

Lançado originalmente para o Nintendo GameCube em 2002, a trama é a mesma do RE original de 1996: um grupo de policiais da equipe tática S.T.A.R.S. vai investigar o desaparecimento de pessoas em uma região afastada da fictícia Raccoon City, mas se veem presos a um horror envolvendo zumbis, criaturas mutantes e experimentos de laboratório. O que torna o remake tão memorável é que a história foi ampliada consideravelmente, levando à exploração por locais até então nunca vistos na franquia. Sem contar nos gráficos, que foram inteiramente refeitos.

Resident Evil Remake está em promoção na PlayStation Store.

Assine a newsletter do Gizmodo

ABZÛ (Xbox One, Xbox Series X|S)

Das mentes artísticas que criaram Journey, ABZÛ é uma aventura submarina que te leva até o coração do oceano para descobrir os segredos dos mares. A estética é praticamente a mesma de Journey: você vai encontrando fragmentos de algo importante que está no fundo das águas, enquanto descobre centenas de espécies marinhas baseadas em criaturas reais.

Além disso, você pode interagir com cardumes de milhares de peixes que respondem a você, a si mesmos e aos predadores. Passeie por cenários épicos e explore ecossistemas aquáticos, modelados com detalhes nunca vistos. Tudo envolto em uma das trilhas sonoras mais envolventes e bonitas que você já ouviu.

ABZÛ está em promoção na Xbox Live.

Sonic Dash (iOS, Android)

O ouriço mais famoso do mundo dos games também entra na nossa lista de jogos da semana. E do jeito que muita gente conhece: correndo por cenários megalomaníacos e coletando moedinhas de ouro, só que na tela do seu celular.

Em Sonic Dash, você pode controlar tanto o porco-espinho azul quanto seus amigos, como Tails, Knuckles ou Shadow. Ao final de cada fase, sempre um boss diferente para enfrentar, incluindo o icônico Dr. Eggman e o mortalmente devastador Zazz, de Sonic Lost World. O sentimento de nostalgia com certeza vai bater nos jogadores com um pouco mais de idade. Não apenas pelos cenários muito fiéis aos primeiros títulos da franquia, mas também devido aos efeitos sonoros, que são fantásticos. Os controles também são muito responsivos, mesmo para smartphones com telas menores.

Sonic Dash está gratuito na Google Play Store e App Store.