O popular serviço de e-mail criptografado ProtonMail ganhou uma nova aparência. É a primeira vez que isso acontece desde o lançamento do beta público do serviço, há sete anos. Também foram anunciados novos recursos que prometem aumentar a produtividade e facilitar a navegação na plataforma.

“Reformulamos o ProtonMail para ser fácil de usar, mas ele ainda garante que você esteja no controle de suas informações o tempo todo. O novo ProtonMail é um passo crucial em direção à nossa visão de construir uma internet aonde a privacidade é o padrão”, escreveu a empresa na última terça-feira (8).

As mudanças são descritas pela Proton como o “único e maior redesenho” desde que a empresa começou há quase uma década. A companhia com sede em Genebra é conhecida por lançar funções inéditas de tempos em tempos — as últimas datam de 2019, quando foram inseridas defesas anti-phishing e um calendário criptografado.

Considerando que o layout anterior era em tons neutros, o novo tema padrão oferece um “visual mais moderno”, o que resulta principalmente em cores mais escuras e contrastes maiores, projetado para ser mais atraente e envolvente. No entanto, os usuários terão a opção de escolher entre seis designs diferentes para a caixa de entrada, ou ainda voltar ao formato anterior selecionando a opção “Legado”, que mantém o serviço do jeito que ele sempre foi.

Imagem: Proton

Outra novidade são os recursos que tornam a interface mais intuitiva. Isso inclui filtros rápidos, que permitem organizar seus e-mails com mais eficiência, e novos atalhos de teclado para uso mais rápido. Também está disponível um novo seletor de aplicativo para alternar rapidamente entre os diferentes serviços da Proton — a empresa também oferece serviço VPN, unidade de armazenamento em nuvem e agenda. Todos podem ser acessados ​​por meio do seletor.

Assine a newsletter do Gizmodo

Resumindo, o novo ProtonMail é uma atualização conveniente para um serviço de e-mail criptografado bastante sólido e fácil de usar. Você pode testar a plataforma neste link.