O iPhone 4 e o iPad que nós conhecemos hoje são belos gadgets — pedaços digitais de papel, eu diria. Nada muito brega, nada em excesso. Mas esses protótipos vazados do iPhone e do iPad? Que terror.

Um dos protótipos do iPhone 4 tem quinas e ângulos bizarros, com cantos diagonais, e um dos protótipos do iPad tinha até um apoio, como aqueles de portarretratos. Sim, um apoio. Só vendo para crer.

As imagens desses protótipos foram encontradas em documentos de processos pelo caras do BuzzFeed e pelo The Verge. No entanto, nem todos os protótipos eram estranhos assim. Alguns deles se parecem realmente com o que viriam a ser os produtos reais.

Acima, há um iPhone 4 com cara de iPod Nano feito com alumínio escovado e cantos completamente arredondados. Outro protótipo de iPhone chamado n90 parecia bem animal — fino de um jeito impossível de se imaginar (apesar de mais grosso no meio) e magricelo, parecendo uma bela barra de chocolate. Outros protótipos parecem versões xing-lings dos produtos da Apple — designs nada elegantes que parecem forçar a barra no futurismo.

Mas os protótipos mais engraçados são aqueles que você jamais imaginaria a Apple cogitando criar algo assim. O iPhone com cantos diagonais parece um celular da Vertu com seus oito lados diferentes (contando os cantos). O iPad com apoio? Deve ter sido bem engraçado quando alguém mostrou isso para Steve Jobs, né?

Veja todos e depois lembre-se ou dê uma olhada nos aparelhos da Apple que você tem hoje, e pense em como seria se esses hardwares absurdos realmente existissem. [BuzzFeed, The Verge]