O chip M3 – a nova geração de processadores desenvolvidos pela Apple – deve chegar em MacBooks ainda neste ano ou no início de 2024. É o que aponta um novo rumor divulgado pelo especialista em vazamentos Mark Gurman, da Bloomberg.
Em junho passado, Gurman já ventilava a informação de que um MacBook Air de 15 polegadas, assim como um novo iMac, seria lançado em 2023 com o M3.
Vale lembrar que, no início deste mês, a Apple lançou novos dispositivos trazendo os chips M2 Pro e M2 Max. Segundo apontou o The Verge, os novos chips da família M2 ainda são baseados em um processo de 5 nm de segunda geração, não sendo uma atualização do processo padrão de 5 nm que a Apple ainda utiliza para fabricar os seus chips M1.
Já para o M3, a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), empresa que fabrica os chips da Apple, deve adotar um novo processo de 3 nm — que promete melhorar a velocidade do processador em 15% e reduzir o consumo de energia em 30%, quando comparado com a geração anterior.
A empresa começou a produzir chips em massa com a tecnologia de 3 nm no final do ano passado em sua fábrica em Tawian, de onde deve vir as primeiras unidades do M3. Futuramente, a produção também deve ser iniciada nas instalações da empresa nos EUA, até o ano de 2026.
Por enquanto ainda não está claro quais serão os dispositivos de estreia do M3, mas acredita-se que sejam novos modelos do MacBook Air e iMac. Além do rumor de Gurman, o analista Ming-Chi Kuo também disse que a Apple poderia lançar variações do novo chip já no primeiro semestre do ano que vem, incluindo MacBooks Pro com os processadores M3 Pro e M3 Max.
Kuo também revelou que a Apple poderá lançar um Mac com tela OLED e sensível ao toque em 2025.