por Evan Narcisse

Na semana passada, ficamos sabendo da existência de uma versão menor e reprojetada do PlayStation 4, mesmo que a Sony não tenha feito comentários quanto ao assunto. E graças a esse review adiantado, sabemos como ele se sai na prática.

• Este pode ser o PS4 Slim, um dos consoles que a Sony vai apresentar em setembro
• PlayStation 4 Neo vai ser anunciado no dia 7 de setembro

O site Let’s Play Video Games colocou as mãos no PS4 Slim – eles afirmam que o adquiriram pelo eBay – e destrinchou o console, começando por um unboxing e o colocando para funcionar. O site não tem um histórico nesse tipo de furo, mas não há nada no review que nos faça duvidar deles; parece totalmente legítimo.

Pelo que eles escreveram, o PS4 Slim parece ser apenas um incremento de hardware:

O PS4 Slim é, basicamente, um PS4 menor. Ele não tem uma performance melhor ou pior do que o modelo atual, mas esquenta menos e faz menos barulho. Ele tem um controle ligeiramente melhor, mas o console em si não tem nenhuma melhoria. Não espere suporte a HDR e Blu-ray 4K, como no Xbox One S. Ele continua sendo um modelo básico do PS4 sem nenhum upgrade interno, e não se trata do PS4 Neo. Os jogos não rodam melhor, nem passam por um upscale para o 4K.

Parece que uma das principais mudanças está na peça que abriga o disco rígido, facilitando fazer um upgrade caseiro:

Além do controle e do tamanho menor, a maior diferença que mostramos no unboxing é a substituição do disco rígido. Agora há uma espécie de capinha de plástico na parte traseira do console que pode ser facilmente removida à mão, e que revela a porta SATA. Basta desparafusar, substituir o HD, e substituir o parafuso.

A capinha de plástico pode ser colocada de volta facilmente, mas vale notar que ela é muito fina e parece fácil de quebrar ao colocá-la no lugar. Eu a removi e coloquei novamente trinta vezes consecutivas para testar sua durabilidade, e ela aguentou esse teste, mas nunca passou uma sensação de segurança. O modelo Slim suporta drives SATA de mesmo tamanho que o PS4 original.

O anúncio oficial do PS4 Slim deve acontecer na próxima semana, no dia 7 de setembro. Espera-se que a Sony também anuncie uma versão mais poderosa do console.

[Let’s Play Video Games]