O Pulse, app para a leitura de notícias e artigos no iPad, surgiu em 2010 e, algum tempo depois, desembarcou no Android. Com a chegada do Windows aos tablets, era de se esperar uma versão para o sistema da Microsoft também, certo? Ela já apareceu, mas em vez de um app, veio na forma de web app.

Acessível através do pulse.me, o web app é bem bonito e se parece muito com um nativo, sensação que é reforçada pela interface livre de menus e botões do Internet Explorer 10. Usando HTML5, a equipe responsável conseguiu colocar um monte de gestos com os dedos ali, como o de pinça para reorganizar as manchetes e fechar artigos abertos, e o de segurar para salvar/favoritar textos. O vídeo acima dá uma boa ideia de como ele funcionará no vindouro Windows 8.

Akshay Kothari, co-criador do Pulse, contou ao Verge que uma versão web há muito era pedida pelos usuários. Ela chegou — e mesmo sem um tablet com Windows, pode ser usada numa boa. Nos nossos testes, o Pulse web app funcionou muito bem no Chrome para Windows, mas ficou devendo no Safari do iPad; o navegador até reconhece os gestos, mas se complica na execução e, na hora que um artigo é aberto, a página simplesmente não rola. Para ter a experiência com toques perfeita, só no IE10, que segundo Kothari tem, no momento, a melhor tecnologia de aceleração de hardware para o uso de toques na tela.

As versões nativas para Android e iOS continuam funcionando e a equipe segue comprometida com elas, mas não se descarta uma possível migração total para o web app “em alguns anos”. [Pulse.me via The Verge]