Você deve conhecer as pulseiras da PowerBalance: popularizadas por esportistas como Neymar, Cristiano Ronaldo e Rubens Barrichello, elas viraram modinha entre as pessoas em geral. Custando pelo menos R$100 cada, as pulseiras prometem dar resistência, flexibilidade e harmonia a corpo e mente. Não acho que isto vá chocar muita gente, mas a fabricante destes braceletes de plástico com colantes de holograma admitiu que “não há provas científicas confiáveis que sustentem as afirmações [deles], e portanto [eles] assumiram uma conduta enganosa”. Eis a declaração deles:
Em nossas propagandas, nós afirmamos que os braceletes Power Balance melhoram seu vigor, equilíbrio e flexibilidade.
Nós admitimos que não há provas científicas confiáveis que sustentem nossas afirmações, e portanto nós assumimos uma conduta enganosa, em violação da s52 do Trade Practices Act 1974.
Se você acredita ter sido lesado por nossa propaganda, nós pedimos desculpas e oferecemos reembolso integral.
Eles tiveram que publicar isto na mídia australiana. A empresa está sob ataque por associações de consumidores na Europa por causa das afirmações questionáveis e bobagens pseudocientíficas que eles vêm divulgando, mas esta parece ser a primeira vez em que uma autoridade regulatória os fez admitir que as afirmações deles são simplesmente fraude.
Toda essa história de pulseiras da PowerBalance e outros braceletes mágicos me lembra dos braceletes magnéticos que minha vó usava nos anos 80. Eles curavam as pessoas de tudo, de reumatismo a diabetes, e assim como este truque moderno, eles faziam as pessoas se sentirem melhor porque o metal vibra na mesma frequência do planeta, o que quer que isso signifique.
Claro, esses amuletos pseudocientíficos têm sido fabricados e distribuídos desde sempre. De pedras mágicas a pingentes santificados feitos de ossos de frango sagrado, charlatães sempre criaram dispositivos milagrosos para tirar vantagem dos outros. Os braceletes da PowerBalance são apenas uma versão mais refinada desses truques, usados por uma nova geração de pessoas ingênuas. Por isso mesmo eles precisam ser desmascarados, e este foi apenas o começo. Se você quiser entrar na modinha, pelo menos saiba que os braceletes da PowerBalance são apenas pulseirinhas de plástico. [Power Balance; imagem via DIYTrade]