_Cultura

Quadrinhos x série da Netflix: quem é quem em cada versão de “Sandman”

Veja quais foram as escolhas dos roteiristas para adaptar Sonho, Desejo, Desespero, Morte e companhia dos quadrinhos para a tela do streaming

Sandman

Imagem: Divulgação/Reprodução Netflix

A primeira adaptação de “Sandman”, série baseada nos quadrinhos de Neil Gaiman publicados pela DC entre 1988 e 1996, já chegou ao catálogo da Netflix. Com uma trama recheada de mitos e fantasia que inclui personagens como Sonho, Morte, Desejo e Desespero, a estreia aumentou também o interesse pela HQ. 

Segundo a sinopse divulgada pela Netflix, seu renredo “mistura de mito moderno e fantasia sombria” combinando “ficção contemporânea, drama histórico e lenda. A série gira em torno das pessoas e dos lugares afetados por Morpheus, o rei dos Sonhos, na tentativa de corrigir os erros cósmicos e humanos que cometeu em sua vasta existência”. 

Apesar de já ter alcançado sucesso com o público e a crítica, uma questão parece estar incomodando alguns fãs, que comparam o visual de alguns personagens com o original, das HQs.

Pensando nisso, fizemos uma seleção dos principais personagens da produção, comparando sua aparência original dos quadrinhos e na adaptação da Netflix — para que você tire suas próprias conclusões: 

Sonho/Morpheus (Tom Sturridge)

Escolhido entre mais de 200 atores, o britânico Tom Sturridge interpreta Sonho, também chamado de Morpheus. Com cabelo escuro e pele clara, o rei dos sonhos manteve seu estilo bem “gótico”/”emo” na adaptação para a Netflix. Envolto em roupas pretas, o jovem parece exatamente o mesmo na série e nos quadrinhos. 

Rei do mundo dos sonhos, o personagem ficou preso por mais de um século e, livre, vê que seu reino passou por muitas transformações. Agora, ele embarca em uma jornada para restaurá-lo e recuperar seus artefatos perdidos — a algibeira (onde guarda a areia dos sonhos), o elmo e o rubi. Vale lembrar que Neil Gailman, criador dos HQs, colaborou diretamente com a série para a adaptação.

Morte (Kirby Howell Baptiste)

Ao contário dos quadrinhos, em que é simbolizada por uma mulher pálida, a Morte da série é negra. Ela é interpretada por Kirby Howell-Baptiste, conhecida por “Killing Eve”, “The Good Place” e” Barry”, e, ao contrário do que pode parecer, passa longe de ser amedrontadora. Por ter a missão de encontrar as pessoas no início e no fim da vida, Morte é simpática e inteligente. 

Irmã de Morpheus, ela faz os mortais esquecerem quão fatal é sua missão na Terra. Ela é a mais velha dos Perpétuos — grupo de criaturas imortais que controlam vários aspectos do universo. É também a mais próxima a Sonho, muitas vezes lhe dando conselhos importantes. 

Desejo (Mason Alexander Park)

Artista não-binário, Mason Alexander Park interpreta Desejo em “Sandman”. Assim como nos quadrinhos, a personagem não tem gênero definido, e é extremamente atraente. Desejo é uma possui uma personalidade brincalhona, manipuladora e ambivalente, que se caracteriza pelo físico andrógino e maquiagem forte. 

Desespero (Donna Preston)

Desespero é irmã gêmea de Desejo, e representada nos quadrinhos por uma mulher enorme, nua e de cabelos desgrenhados. Descrita como a mais sombria dos Perpétuos, a personagem domina os sentimentos humanos de desesperança, tristeza e ansiedade.

Desespero é responsável pelo caos, e está pronta para arrancar qualquer chama de esperança quando alguém perde tudo, tornando tudo um pesadelo. 

Lúcifer (Gwendoline Christie)

Um anjo andrógino e indiferença nos quadrinhos, Lúcifer é vivido por Gwendoline Christie na série. Alguns ficaram surpresos por escolherem a atriz – que seria interpretada por um homem – mas com sua altura e seu olhar hipnótico, ela está perfeita no personagem. 

Christie tem a mesma altura que Tom Ellis, que também interpreta Lúcifer na série da Netflix. Conhecida por ter vivido Brienne em “Game of Thrones”.

Coríntio (Boyd Holbrok)

Responsável pelos pesadelos do mundo do Sonhar, ele é tão sedutor quanto cruel. Quem assume o papel na série é Body Holbrook que, mesmo com cabelos loiros, mantém o sorriso de predado.

O personagem é um pesadelo criado pelo Sonho que se tornou um serial killer viciado em matar por praze. Apesar de ter uma aparência humana, ele possui dentes no lugar dos seus globos oculares, tornando a sua aparência um tanto assustadora. Tá aí o motivo dos óculos escuros.

Lucien (Vivienne Acheampong)

Outra personagem que foi transformada em mulher na série é Lucien, que agora se chama Lucienne e é interpretada por Vivienne Acheampong. Guardiã do Sonhar, ela é responsável por cuidar de uma biblioteca que contém bilhões de livros nunca escritos, apenas sonhados.

Johanna Constantine (Jenna Coleman)

Nada de Keanu Reeves. John Constantine virou Johanna Constantine — elé vivida por Jenna Coleman. Nos quadrinhos, ela é uma ancestral do anti-herói, enquanto na série, é uma detetive necromante, que investiga o mundo de Sonho. 

Constantine é provavelmente o personagem que mais mudou na adaptação. Jovem e loiro nos quadrinhos, se tornou uma inglesa de cabelos castanhos na série.

Caim (Sanjeev Bhaskar)

Desenhado como um homem de cabelos castanhos e barba desgrenhada, Cain é interpretado na série pelo comediante britânico de origem indiana Sanjeev Bhaskar. No geral, sua aparência se mantém praticamente intacta, com cabelo alto e barba cheia.

Abel (Asim Chaudry)

Sombrio e engraçado, o personagem de Abel na série varia pouco no quesito aparência, sendo interpretado pelo também britânico Asim Chaudhry sempre em trajes sociais com cores alternativas e estilo meio bonachão.

Roderick Burgess (Charles Dance)

Outro ator conhecido dos fãs de “Game of Thrones” é Charles Dance, o Tywin Lannister, que em “Sandman” vive o mago Roderick Burgess. Querendo aprisionar a Morte para tentar ressucitar seu filho, ee captura Sonho por engano. Roderick Burgess ostenta cabelos grisalhos e uma barba por fazer na série, enquanto o personagem nos quadrinhos é careca e tem aparência mais envelhecida. 

John Dee (David Thewlis)

O John Dee dos quadrinhos parece mais próximo de uma figura cadavérica do que um homem comum. David Thewlis, o professor Lupin de Harry Potter, interpreta o personagem na série —  que apresenta uma aparência humana, uma escolha criativa dos produtores. Filho de uma antiga paixão de Roderick Burgess, o personagem terá papel decisivo na primeira metade da série. 

Rose Walker (Vanesu Samunyai)

Nos quadrinhos, Rose Walker é uma menina branca com mechas coloridas, mas agora é negra e tem dreads. Interpretada por Vanesu Samunyai, a personagem está em uma busca do irmão desaparecido e descobre que tem uma conexão com Sonho.

Sair da versão mobile