Quais as 5 profissões mais procuradas em tecnologia para 2023
Para suprir as demandas do século 21, novas profissões em Tecnologia da Informação (TI) continuam a ser criadas o tempo todo. Com salários atraentes, elas crescem cada vez mais, virando um dos principais alvos de quem pretende começar no mercado de trabalho. Segundo um levantamento do LinkedIn em 2020, as profissões da área foram as “mais quentes” do ano.
Em meio a mudanças constantes no cenário tecnológico, é difícil dizer de forma precisa quais profissões estarão mais em alta no futuro. Mas alguns dados indicam quais delas devem ter o maior crescimento nos próximos anos. Saiba quais profissionais da tecnologia serão mais procurados em 2023:
1. Desenvolvedor Full Stack
O desenvolvedor Full Stack tem domínio sobre os dois lados de um aplicativo ou programa – front-end e back-end. Suas principais responsabilidades são supervisionar um aplicativo desde a concepção até a entrega final, escrever código limpo e reutilizável em vários idiomas e atender às demandas técnicas e do consumidor.
Uma pesquisa da Forbes e da empresa de consultoria de recursos humanos Robert Half revelou que o desenvolvedor de Web está entre as dez profissões mais promissoras, com um crescimento de 5,2% ao ano. As informações são do Canal Tech.
2. Analista de segurança cibernética
Um analista de segurança cibernética protege as informações confidenciais de uma organização contra ameaças cibernéticas e hackers, instalando softwares de segurança, avaliando riscos e escrevendo relatórios de incidentes.
Segundo a empresa de pesquisa de mercado Lightcast, em parceria com a CyberSeek, a necessidade de profissionais e habilidades em segurança cibernética cresceu 43% entre abril de 2021 e abril de 2022.
3. Analista ou cientista de dados
Analistas ou cientistas de dados coletam e interpretam conjuntos de dados. Eles identificam tendências e padrões a fim de prever quais medidas uma organização deve tomar para aumentar seu desempenho e lucro.
Praticamente toda empresa precisa de cientistas de dados. De acordo com uma projeção da Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos (BLS) o emprego de cientistas de dados terá um crescimento de 36% de 2021 a 2031.
4. Web designer
Os profissionais de design de interface (UI) e experiência do usuário (UX) são responsáveis pela estética de um produto digital. Seu papel é criar o design e o layout de um site ou aplicativo, bem como garantir uma experiência positiva para seus clientes e usuários.
Ainda segundo o BLS, o emprego de desenvolvedores web e designers digitais deve crescer 23% entre 2021 a 2031. Além disso, cerca de 21.800 vagas de emprego são projetadas por ano durante essa década.
5. Especialista técnico em SEO
O trabalho de especialistas técnicos em SEO é otimizar o back-end de um site ou blog para alcançar melhores posicionamentos nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo, direcionando mais tráfego. Ao Canal Tech, o General Manager Americas da escola de tecnologia Ironhack, Alexandre Tibechrani, explica que “ao contrário do SEO on-page, o SEO técnico possui habilidades como codificação e análise de dados.”