Quais os melhores (e piores) lugares para viajar no avião?

Comissária revela quais são os assentos no avião que proporcionam a melhor experiência durante os voos – principalmente os mais longos
Quais os melhores (e piores) lugares para viajar no avião?
Imagem: Unsplash/Reprodução

Conseguir um bom assento em um avião pode ser a diferença entre um ótimo e péssimo voo. Embora cada aeronave tenha uma configuração diferente, muitos passageiros têm suas manias na hora de escolher uma poltrona.

A verdade é que, quanto maior a duração do voo, maior também é a importância de saber escolher onde se sentar durante a longa viagem. Pensando nisso, o site americano Insider publicou dicas de Beth Windsor, uma comissária com dez anos de experiência em aviação. Confira algumas delas:

Os melhores lugares do avião

  • Saída de emergência

Os assentos que ficam na linha da saída de emergência são ótimos para viajantes altos em voos longos, pois oferecem mais espaço para as pernas. Contudo, eles têm algumas desvantagens, como ter que pagar uma taxa extra, além de cumprir algumas regras. Geralmente, a pessoa que senta nesse assento pode acabar ficando responsável por abrir a porta de saída – o que requer força – além de ajudar outros passageiros em caso de emergência.

  • Primeiras fileiras

Sentar-se na parte da frente do avião – mais longe das asas – significa uma viagem muito mais silenciosa. Além disso, a tripulação geralmente começa a servir comida e bebida pelas primeiras fileiras, o que possibilita escolher sua refeição preferida na frente dos outros.

  • No meio do avião

Para quem tem medo de turbulência, os assentos mais próximos das asas são os mais indicados. O motivo é que esta é área mais estável do avião por estar no seu centro de sustentação (as asas, no caso), o que garante uma viagem mais suave. Por outro lado, essa área também pode ser um pouco ruidosa.

  • Assentos na janela

Além da bela vista, o passageiro não será incomodado quando outras pessoas levantarem para irem ao banheiro.

Piores lugares do avião

  • Seção traseira

Os assentos na parte de trás do avião são, definitivamente, os piores lugares do avião. Por estar longe das asas, esta área é muito suscetível a turbulências. Além disso, alguns aviões têm motores traseiros que geram muito barulho durante a viagem.

  • Assentos próximos ao banheiro

Além dos ruídos de descarga, luzes e, claro, o cheiro, esses assentos sempre ficam rodeados por pessoas esperando para usar o banheiro. Por outro lado, você não precisará esperar em pé na fila para usar o banheiro.

  • Primeira fileira

Os assentos diretamente na frente da antepara exige que o passageiro coloque todos os seus pertences no compartimento superior. Também não há mesa de bandeja para colocar em sua própria conveniência, o que requer pedir uma mesa à tripulação.

  • Assentos do meio

Independentemente da região do avião, qualquer assento do meio não é uma boa escolha, principalmente se está viajando sozinho. Muitas vezes, o passageiro do corredor e o da janela monopolizam os encostos de braço, fazendo a pessoa do meio ter que cruzar os braços desajeitadamente. Além disso, o do meio será incomodado todas as vezes que a pessoa da janela quiser ir ao banheiro. Do mesmo modo, o do meio terá que incomodar o do corredor todas as vezes que precisar se levantar.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas