Quais os melhores sites de previsão do tempo? Confira na reportagem
Mesmo antes das mudanças climáticas, a previsão do tempo sempre foi uma ciência importante. Com ela é possível saber se a quantia de chuva vai dar conta na agricultura e se há possibilidade de problemas nos centros urbanos, como tempestades e inundações.
Mas, apesar de ter se desenvolvido muito nos últimos anos, essa ciência ainda é bastante complexa e desafiadora. Isso porque os meteorologistas trabalham com a observação e análise de modelos atmosféricos, que sempre podem variar rapidamente.
Na maioria dos casos, os dados combinam informações de estações meteorológicas instaladas em diferentes pontos-chave da região ou país. É a partir dessa combinação que vai ser possível ter mais precisão sobre o clima que está por vir.
A tecnologia ajuda bastante nesse sentido. Já existem estações meteorológicas automatizadas e os profissionais da área apostam cada vez mais no uso da computação de alto desempenho.
Essas ferramentas permitem um armazenamento e processamento de dados mais robusto, o que facilita a análise e a visualização da previsão do tempo.
Mesmo assim, é muito mais fácil fornecer um prognóstico de curto prazo, de horas ou dias, do que de meses e/ou estações. Faz sentido: o sistema atmosférico é dinâmico e muda o tempo todo, o que dificulta a precisão a longo prazo.
Qual o melhor site de previsão do tempo?
Assim como em todo o lugar do mundo, o Brasil tem diversos sites de previsão do tempo que trazem prognósticos diários, semanais, mensais, trimestrais e, às vezes, até anuais sobre os eventos e alertas climáticos.
Não há nada de errado nisso. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), por exemplo, costuma lançar prognósticos que antecipam a safra do próximo ano, por exemplo. Essas previsões nem sempre se confirmam, mas são essenciais para o planejamento de diversos setores da sociedade, especialmente a agricultura.
O órgão do governo inclui alertas sobre chuva, umidade, incidência de raios solares, velocidade do vento e possibilidade de geada para todas as cidades do país. Quem quer se aprofundar também pode conferir o balanço hídrico, índice de vegetação e de conforto térmico bovino.
Como é uma fonte oficial, sempre recomendamos o site do Inmet – é nele que a equipe do Giz Brasil se baseia quando fala de previsão do tempo! Mas o mais indicado é se valer de outras fontes e cruzar as informações de um site com outro para ter mais clareza sobre as possibilidades de mudança no tempo. Confira nossas recomendações:
Inmet
Administrado pelo Ministério da Agricultura, a função do Inmet é fazer o monitoramento, análise, previsão climática e representar o Brasil na OMM (Organização Meteorológica Mundial). Essa é a principal fonte brasileira no que diz respeito à previsão do tempo.
O site traz informações voltadas para quem trabalha no campo, como boletins agroclimatológicos, precipitação e risco de incêndio, sempre com gráficos, notas técnicas e imagens de satélite – o que garante credibilidade junto a especialistas.
De modo geral, é bastante completo: há dados sobre a temperatura, chuva e umidade para os próximos cinco dias. Pode parecer relativamente simples, mas dificilmente erra na previsão a curto prazo.
CPTEC
Outra fonte oficial é a previsão do tempo do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), vinculado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Apesar de não ter tantas informações ligadas ao meio agrícola, os dados ali são confiáveis.
É possível conferir a temperatura para os próximos 13 dias, além da chance de chuva e incidência de raios UV. O site traz informações mais detalhadas sobre qualidade do ar e emissões urbanas e de queimadas.
Climatempo
O site pertence à StormGeo, uma das maiores empresas privadas de serviços meteorológicos do mundo. A plataforma é bastante conhecida e com um design intuitivo, o que facilita a navegação.
Outra vantagem é que, ao entrar na previsão da sua cidade, o site oferece um breve “resumo” de como será o próximo dia. “Hoje será parecido com ontem” é um exemplo bastante recorrente. As notícias e relatórios também chamam a atenção pela qualidade.
O Climatempo informa a previsão dos próximos 15 dias de temperatura, chuvas, umidade e ventos. Também é possível ver a oscilação climática a cada hora. Esse “adiantamento” no calendário costuma ser bastante útil, uma vez que a maioria dos sites costuma ficar em cinco a 10 dias.
AccuWeather
Esse provavelmente é o site mais usado entre os usuários do Android. Sim, é o próprio aplicativo original do sistema, mas isso não quer dizer que ele seja ineficiente.
Na verdade, o AccuWeather é conhecido por ser um ótimo app de previsão do tempo, especialmente porque informa com qualidade e fácil acesso. Ele também está na versão desktop e pode ser baixado no iOS.
É comum que o app ofereça a previsão do mês todo e informações mais específicas, como a qualidade do ar e chance de tempestades. Se fuçar no aplicativo, também dá para encontrar gráficos, radar de chuva, alertas para os próximos dias e monitores globais.
Tempo.com
O site opera em diversos países e traz alertas de hora em hora sobre a temperatura, chuva e risco de desastres. Ao selecionar a cidade, é possível conferir gráficos da qualidade do ar e da oscilação do clima em tempo real.
Também há imagens de satélite, horários do nascer e pôr do sol, calendário lunar e notícias com curiosidades científicas.
Qual a probabilidade de acerto da previsão do tempo?
Não há apenas um fator que afete o erro ou acerto nos resultados da previsão do tempo. Como já dissemos, os modelos atmosféricos podem variar rapidamente – apesar de geralmente existir uma margem antes que isso aconteça.
É importante saber que quanto mais longe a previsão vai, menos precisão ela tende a ter. Por isso, o mais provável é que o clima de amanhã esteja mais certo que o previsto hoje para daqui a um mês. As previsões de hora em hora também tendem a acertar com muito mais frequência.
A própria CPTEC afirma isso. Até 1995, as previsões eram fornecidas com até 36 horas de antecedência, com índice de 60% de acerto. Hoje, são geradas para até 15 dias, com 98% de acerto para as primeiras 48 horas. Nos primeiros cinco dias da previsão, a taxa de acerto costuma ser de 70%.
“A tendência, com a operação da terceira geração de supercomputadores, é de que as previsões alcancem períodos mais longos, mantendo a confiabilidade”, diz o órgão.