Qual a técnica dessa fotógrafa para deixar a Lua gigante nas imagens

A norte-americana Nina Wolfe utiliza ilusão de ótica para fazer a Lua parecer gigante em comparação a objetos grandes. Entenda como os cliques são feitos
lua gigante nyc
Imagem: Reprodução/Nina Wolfe

A fotógrafa Nina Wolfe, de Nova Jersey, nos Estados Unidos, tira fotos da Lua sob uma perspectiva diferente. Ela utiliza ilusão de ótica para fazê-la parecer gigante quando está perto do horizonte. Pareceu estranho? Ela publica os resultados em seu site e Instagram, e você pode ver um exemplo abaixo.

Recentemente, Wolfe fotografou uma Lua minguante de 97,8% subindo em direção ao One World Trade Center, o edifício mais alto dos EUA. Para conseguir as imagens, ela utilizou uma lente Nikon Z7 e Sigma 150-600mm a 600mm de 18 milhas de distância (28 km), segundo o Peta Pixel.

É a compressão da lente pode produzir a ilusão de “Lua gigante”, fazendo os objetos de primeiro plano parecerem mais próximos da estrela.  “Quando você alinha a Lua atrás do One World Trade a 15-20 milhas de distância, a Lua parecerá grande e o prédio será pequeno. Por quê? Porque a Lua nunca muda de tamanho, mas os objetos ligados à Terra (como One World Trade, ESB, etc.) mudam de tamanho [aparente]”, disse, em entrevista.

Como fotografar a Lua gigante?

A dica da fotógrafa para capturar a ilusão é usar uma lente longa, como de 600 mm, por exemplo. Além disso, também é necessário estar no lugar certo e no momento do nascer da Lua. Para se planejar, ela usa aplicativos como o Planit Pro e o Ventusky, focado em meteorologia.

“Ao planejar uma foto da Lua, o clima e o vento são o que eu observo primeiro. Minha estratégia consiste em primeiro determinar se as nuvens bloquearão a visão e, em seguida, planejar de qual local fotografar, se vários locais e edifícios-alvo estiverem disponíveis”, diz.

Por fim, Wolfe compartilha algumas de suas dicas mais técnicas para fotógrafos. “A velocidade mais lenta do obturador recomendada ao fotografar a Lua é de um segundo… mais lento e você começará a obter desfoque de movimento. Fotografo no modo manual e com foco manual. Verifico se a lente e o corpo da câmera estão sempre configurados para manual. Eu continuamente ajusto a exposição durante uma foto da Lua para que a Lua não fique superexposta. Isso pode ser feito através do ajuste do f/stop ou da velocidade do obturador. Fotografo com o ISO mais baixo possível”, conclui. Fez sentido para você, leitor fotógrafo?

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas