_Tecnologia

Qual o segredo do Playdate, o estranho console portátil que tem uma manivela

Com tela de 2,7 polegadas, o videogame pesa 90 gramas, tem visor em preto e branco e bateria que dura até duas semanas. Ah, e também uma manivela, que cria interações únicas em seus 24 jogos exclusivos

Playdate console portatil

Imagem: Playdate/Reprodução

O Playdate é um novo console portátil produzido pela Panic. Ele foi anunciado ainda em 2019, mas passou por alguns atrasos no lançamento em razão da pandemia de Covid-19. Nesta semana, ele finalmente está chegando a quem comprou o console na pré-venda, ainda no ano passado.

À primeira vista, o Playdate se assemelha muito ao icônico Game Boy, da Nintendo. Mas, além dos controles direcionais e botões “A” e “B”, usados pela empresa japonesa, um detalhe na lateral do dispositivo chama a atenção: uma manivela. Sim, este é o diferencial do dispositivo que busca seu espaço no mercado dos consoles portáteis.

O Playdate tem uma tela de 2,7 polegadas e exibe imagens em preto e branco, pesa aproximadamente 90 gramas e tem autonomia para durar até duas semanas, de acordo com as especificações especiais do jogo.

A manivela

A manivela é um controle que o jogador precisará para utilizar em determinadas ações ou tarefas dos games exclusivos do Playdate. O usuário pode utilizar a manivela para pilotar um barco, mexer uma poção, voltar no tempo, reproduzir arquivos de áudio entre outras atividades presentes nos 24 jogos desenvolvidos para o console.

Esse controle inusitado realiza o que um analógico faria. Mas, por ser algo totalmente novo na indústria dos games, proporciona uma imersão única para os jogadores, e se encaixa perfeitamente nos títulos disponibilizados para o console.

Jogos

Até o momento, 24 jogos foram desenvolvidos, e não há previsão de quantos estão em desenvolvimento e também de quando acontecem os próximos lançamentos. Usuários que tiveram acesso antecipado ao console puderam jogar os 24 games disponíveis, que foram liberados gradativamente.

A empresa ainda disponibilizou uma ferramenta para os jogadores ou qualquer entusiastas de game que quiser desenvolver jogos para a plataforma. Os recursos ficam no site Pulp e são muito fáceis de utilizar para quem tem noções básicas de programação.

O console portátil será vendido por US$ 179 nos EUA e em outros países de língua inglesa, como Reino Unido e Austrália. O usuário que comprar o dispositivo também leva um pacote com os 24 jogos exclusivos. Até o momento, não há informações sobre a venda do produto no Brasil.

 

Sair da versão mobile