De olho em smartphones mais parrudos que possam rodar jogos de maneira mais fluida, a Qualcomm revelou o Snapdragon 732G. O novo chip é uma versão melhorada do Snapdragon 730G, que já tinha um foco específico na performance de games mobile, e agora promete oferecer uma experiência de gameplay ainda mais refinada em dispositivos intermediários. Os primeiros smartphones equipados com o novo processador devem começar a aparecer no primeiro semestre de 2021.

De acordo com a Qualcomm, o Snapdragon 732G é baseado em uma performance mais acelerada e inteligente, além de possuir uma inteligência artificial mais rápida, em comparação com o modelo anterior. A frequência de clock da CPU Kryo 470, que antes era de 2,2 GHz, agora é de 2,3 GHz, e a GPU Adreno 618 tem um desempenho 15% superior em relação ao chip da geração passada. O processador de 8nm manteve seus oito núcleos, sendo dois voltados para desempenho e seis para eficiência.

Qualcomm anuncia novo processador Snapdragon 732G. Crédito: Qualcomm

Imagem: Qualcomm

Outra novidade é que o Snapdragon Elite Gaming já virá embutido no novo chipset. A Qualcomm afirma que a tecnologia “permite aos jogadores experimentarem jogabilidade perfeita e ultrarrealista em mais de um bilhão de tons de cor”. Os aparelhos com o Snapdragon 732G também terão suporte para redes 4G LTE – isso graças ao podem Snapdragon X15, que permite download de até 800 Mb/s, mas não é compatível com 5G.

“O Snapdragon 732G entregará uma experiência de jogos poderosa, IA sofisticada no dispositivo e performance superior”, declarou o vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm Kedar Kendap, em comunicado.

O executivo também confirmou a POCO, subsidiária da Xiaomi, como uma das primeiras fabricantes a lançar um celular equipado com a nova plataforma. Detalhes como preço e disponibilidade não foram revelados, mas Sam Jiang, chefe global de produtos da marca, disse acreditar que “o dispositivo estabelecerá uma nova referência em benchmarks entre os intermediários, redefinindo totalmente a relação entre preço do celular e suas capacidades”.

[Qualcomm]