_Curiosidades

Quando foi instalado o primeiro semáforo do Brasil?

Você sabe quando foi instalado o primeiro semáforo do Brasil e qual o primeiro do mundo? Vem que a gente te conta

semáforo

imagem: Unsplash / reprodução

Farol, sinal, sinaleira, o semáforo tem vários nomes pelo Brasil, mas sua funcionalidade é a mesma em qualquer lugar do mundo. Mas você sabe quando foi instalado o primeiro semáforo do Brasil e qual o primeiro do mundo? Vem que o Gizmodo te conta.

O primeiro semáforo surgiu em Londres, por volta do ano de 1868 e foi inventado pelo inglês John Peake Knight. O equipamento foi colocado na praça em frente ao Parlamento britânico, onde fica o relógio Big Ben, visando regular o tráfego de cavalos.

O equipamento que era uma espécie de lanterna, funcionava com gás, na época só tinham duas luzes, verde e vermelha, mas, durante a operação de uma dessas lanternas, houve uma explosão e um dos policiais que mexia no dispositivo se feriu. O método se mostrou bastante inseguro e foi banido.

Só em 1920, inspirado nos semáforos ferroviários (sim, muito antes de haver faróis ou sinaleiras nas ruas, eles já existiam para orientar as locomotivas a vapor), nasceu o semáforo que conhecemos hoje. Ele foi criado nos Estado Unidos e desde então passou a organizar os cruzamentos e avenidas ao redor do mundo.

Quem nunca reclamou da quantidade de sinal fechado no trânsito por ou do caos porque tem um desligado? Mas acredite, ruim com eles, muito pior sem eles, e por aqui foi assim por muito tempo.

No Brasil, o primeiro equipamento surgiu em 1935 e foi instalado em solo paulista, no centro da cidade, no Brás.

Assim como o primeiro lançado lá em 1920 nos EUA, o do Brasil também foi uma novidade de última geração que visava garantir a segurança e ordem nos cruzamentos e assim ficou até hoje.

Uma curiosidade extra em relação à invenção dos semáforos são as suas cores já tão conhecidas por todos, mas você já reparou a ordem delas e você sabe por qual motivo elas seguem a ordem de vermelho, laranja/amarelo e verde?

Em todos os países a luz vermelha está acima, ou à esquerda, para as pessoas com alguma doença de visão, o daltonismo, por exemplo, consigam interpretar e entender quando é preciso parar e assim evitar problemas.

Atualmente já existem inúmeros modelos de sinal, sinaleira, farol seja lá como é chamado no seu estado. Alguns mostram os minutos que vão ficar fechado ou aberto. Existem também os para os pedestres com as silhuetas, existem até para ciclistas. Mas todos com o mesmo objetivo, organizar — ou não  — o trânsito local.

Sair da versão mobile