Quanto a Coreia do Sul quer ganhar com o 10º aniversário do BTS

O grupo sul-coreano está temporariamente parado por causa do Exército, mas lançou o single "Take Two" em comemoração a sua 1ª década. Saiba mais!
Quanto a Coreia do Sul quer ganhar com o 10º aniversário do BTS
Imagem: BitHit Music/Divulgação

A Coreia do Sul tem expectativa de que o 10º aniversário do grupo de k-pop BTS, desencadeie um “grande efetivo econômico” no país. Segundo o jornal Korea Times, o governo espera milhares de turistas estrangeiros na capital, Seul, até 25 de junho. 

A agência de viagens sul-coreana Trip estima que o turismo cresça 13% em junho, na comparação com o mês anterior. A estimativa cresceu 4,5% ante a semana passada. Mais visitantes representam impulso nas vendas, em especial nos setores turístico e varejo.

O BTS, mesmo com a carreira pausada, segue como o maior fenômeno do pop coreano e mundial. Alguns integrantes do septeto estão servindo ao Exército e outros cuidando da carreira solo.

O otimismo tem fundamento. Dados do Hyundai Research Institute estimam que o BTS gerou até US$ 32,6 bilhões em receita para a Coreia do Sul na última década. O grupo atrai cerca de 800 mil turistas estrangeiros para o país a cada ano. 

Para a comemoração, o governo sul-coreano criou, através do Korea Post (agência similar aos Correios no Brasil), selos especiais em comemoração ao 10º aniversário do grupo. Até agora, um total de 1,5 milhão já estão vendidos. 

O mecanismo de busca de hotéis, HotelsCombined, registrou aumento de 96% nas buscas por hotéis no país nas duas primeiras semanas de junho em comparação com o mesmo período de 2022. Só em Seul, o aumento foi de 106%. Além disso, a busca de passagens aéreas para a Coreia saltou 15%. 

Celebrando o BTS 

O BTS comemorou 10 anos de formação em 13 de junho. O septeto celebra a data anualmente, mas 2023 ganhou uma campanha especial por causa da primeira década do grupo. 

Na festa, a Prefeitura e a Organização de Turismo de Seul criaram um “mapa” com 13 lugares que marcaram a história do BTS na capital sul-coreana. O percurso inclui famosos locais de filmagem como o Gyeongbok Palace e o Museu Nacional da Coreia. 

Há também o Mount Acha, onde os integrantes gravaram sua websérie, e o Hakdong Park, local onde os artistas iam descansar com outros candidatos antes de ingressar na carreira do k-pop. Além disso, monumentos foram iluminados com a cor roxa, tradicionalmente usada pelos fãs. 

Para comemorar o aniversário, o BTS lançou “Take Two”, um single digital com todos os membros. A banda interrompeu as atividades no ano passado para que os integrantes integrassem o Exército. A previsão é que o grupo retorne em 2025. 

Mesmo assim, os fãs seguem firmes no apoio ao septeto. O lançamento “Take Two” liderou as mais ouvidas do iTunes em 92 países ao redor do mundo e entrou no Top Global do Spotify. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas