_Curiosidades

Qual distância os atletas de diferentes esportes correm durante uma partida?

Ao assistir qualquer modalidade esportiva, talvez você já tenha se perguntado “quanto esses caras correm durante uma partida?” É uma pergunta comum, uma que historicamente é objeto de palpites. Mas graças a alguns desenvolvimentos tecnológicos recentes, podemos obter alguns dados para tentar chegar a uma resposta definitiva. Então quais são os atletas que mais se esforçam […]

Ao assistir qualquer modalidade esportiva, talvez você já tenha se perguntado “quanto esses caras correm durante uma partida?” É uma pergunta comum, uma que historicamente é objeto de palpites. Mas graças a alguns desenvolvimentos tecnológicos recentes, podemos obter alguns dados para tentar chegar a uma resposta definitiva. Então quais são os atletas que mais se esforçam em campo (ou quadra)?


Futebol

No esporte mais popular do mundo – e que atualmente está mais em evidência do que nunca graças à Copa do Mundo – não chega a ser surpresa que os jogadores corram muito. Os jogos duram 90 minutos em campos grandes (entre 100 a 110 metros de comprimento e 64 a 75 metros de largura, nos números recomendados para partidas internacionais), a bola está constantemente em movimento, e os jogadores podem atravessar grandes distâncias em questão de segundos, exigindo boas corridas.

Obviamente, há alguma variação dependendo da posição – meio-campistas correm mais, goleiros quase não correm – mas não é incomum um jogador de linha atingir 11 quilômetros por partida. Onze! Em alguns casos mais – até 15 km. Esses caras precisam de um ótimo preparo físico.


 Tênis

A distância percorrida por um tenista depende de seu estilo de jogo. Alguns jogadores ficam mais próximos à linha de fundo e se movimentam bastante para frente e para trás. Alguns jogos podem ter três sets, outros cinco. Muitos jogos de tênis mostram estatísticas de movimentação durante a transmissão – você pode ver esses dados na TV.

Na imagem acima, Novak Djokovic acumulou mais de 25 quilômetros, enquanto Rafael Nadal correu mais de 22 quilômetros. Mas isso na competição inteira – não apenas em uma partida. A imagem em questão é da final do Australian Open de 2012, com sete partidas para cada atleta.

Não é incomum que um jogador corra mais de 5 quilômetros durante uma partida de 5 sets, e, em casos extremos, eles podem correr mais de 8. Isso é particularmente impressionante considerando quão pequena é a quadra de tênis (8 metros de largura para partidas individuais).


Basquete

Uma lenda diz que jogadores da NBA correm em média 8 quilômetros por jogo – mas na verdade, nem é perto disso. Muitas equipes da NBA começaram a usar um sistema chamado SportVU, um sistema especializado que rastreia movimentos e permite que as equipes tenham estatísticas mais detalhadas dos seus jogadores. Na temporada de 2012, o atleta que mais correu por jogo foi Luol Deng, do Chicago Bulls: em média, foram 4,3 quilômetros por jogo. Nem perto do mito dos 8 quilômetros – mas ainda assim, é bastante coisa.


Futebol Americano

Jogadores de futebol americano têm um imenso campo de 90 metros para correr, e gastam horas indo para frente e para trás. Então podemos dizer que eles correm muito, certo? É verdade – mas só quando a bola está em jogo. No futebol americano, a bola fica parada por um bom tempo. E, de acordo com o Wall Street Journal, os jogadores só se movem por 11 minutos em média em partidas da NFL.

E, segundo dados do SportVU, parece que os jogadores que mais correm (cornerbacks e wide receivers) só chegam a 2 quilômetros por jogo. Não é tanto assim.


Basebol

Sério? Hahaha. A maior parte dos jogadores de baseball não chegam a correr 90 metros em um jogo, a não ser que você conte a entrada e saída em meio aos turnos. As bases estão separadas por cerca de 30 metros, o que é quase nada, e mesmo acertando três home runs em um jogo,  isso dá 320 metros. Ninguém se preocupa muito em medir quanto os jogadores de basebol correm – não é muita coisa.

Fotos por Getty Images/Warren Little; Getty Images/Al Messerschmidt; Getty Images/Christian Petersen

Sair da versão mobile