_Tecnologia

Quanto vale o seu tempo?

Quando foi a última vez que você se viu na fila do banco, na linha de espera de algum atendimento telefônico, ou fazendo qualquer tarefa longa e tediosa, enquanto pensa “eu poderia estar fazendo algo bem mais divertido ou lucrativo agora”? Essa pergunta passa pela cabeça de quase qualquer profissional, especialmente os que ganham por […]

Quando foi a última vez que você se viu na fila do banco, na linha de espera de algum atendimento telefônico, ou fazendo qualquer tarefa longa e tediosa, enquanto pensa “eu poderia estar fazendo algo bem mais divertido ou lucrativo agora”? Essa pergunta passa pela cabeça de quase qualquer profissional, especialmente os que ganham por produção, e eu me peguei pensando bastante nisso quando conheci o novo app TaskRabbit, para iPhone.

A ideia do TaskRabbit é demoniacamente simples: pagar alguém pra fazer alguma coisa para você no seu lugar.

Você publica tarefas que não quer perder tempo ou cabeça fazendo, juntamente com o preço que quer pagar para alguém fazer aquilo no seu lugar. Pode ser uma limpeza de casa, uma sessão de chá de cadeira para renovar algum documento, a postagem de alguma coisa nos correios, ir até algum lugar buscar algum objeto e te trazer… Essas tarefas vão parar em uma lista que é verificada pelos “Rabbits” – pessoas comuns que se cadastraram e ganharam autorização dos responsáveis pelo serviço para trabalhar com isso. Em pouco tempo alguém com tempo livre te avisa que aceita o seu preço e quer fazer a sua tarefa.

Há quem ache isso absurdo. Coisa de preguiçoso, de quem tem mais dinheiro do que sabe o que fazer com ele. Mas imagine que você é um designer e, com as duas horas que demoraria para ir até o lugar X fazer tarefa arbitrária Y, você conseguiria praticamente terminar aquele trampo de R$ 500. Não faz sentido pagar algo em torno de 20 Reais para alguém fazer isso pra você? É só pensar em quanto vale a sua hora de trabalho.

Ou se você trabalha em escritório mas vai ter que perder uma hora da sua já escassa convivência com a sua filha pequena pra entregar uns documentos idiotas na outra filial, não valeria a pena? Quanto custa ver a sua filha crescendo por uma hora?

Da mesma forma se você está procurando emprego, ou quer complementar a sua renda, ou combater o sedentarismo, ou ler mais… não seria um ótimo uso do seu tempo receber alguns trocados pra fazer essas besteirinhas que os outros preferem não ter que fazer?

Este post não é uma propaganda do TaskRabbit – até porque ele só funciona em meia dúzia de cidades dos EUA. É apenas um relato desse raciocínio que ele me causou e que eu gostaria de compartilhar com você. Quanto vale o seu tempo?

Sair da versão mobile