“Madri”, “As Mina Pira”, “Bala de Prata”… Todo brasileiro já ouviu pelo menos um sucesso da dupla de música sertaneja Fernando & Sorocaba. Mas o que talvez alguns não saibam é que o Fernando não foi sempre uma pessoa só — e que nem todos eles eram Fernandos. Confuso? O Giz Brasil te explica!
Um total de quatro “Fernandos”
A dupla Fernando & Sorocaba surgiu em 2005, criada por Humberto Santiago, o primeiro Fernando, e Fernando Fakri, que na verdade é o Sorocaba. O apelido Sorocaba, que virou nome artístico, veio da infância, da cidade onde cresceu, no interior de São Paulo.
Supostamente, como já havia uma dupla sertaneja com o nome de “Guilherme e Santiago”, os músicos escolheram o nome que consideraram mais sonoro. Assim, Humberto se tornou Fernando.
Mas, segundo uma entrevista de Fakri ao programa de TV “Domingo Espetacular”, em 2014, a ideia sempre foi chamar o duo de “Fernando & Sorocaba”, e Santiago já estava ciente disso quando se envolveu com o projeto. Naquele ano, a Justiça de Macapá reconheceu Humberto Santiago como cocriador e cofundador da dupla sertaneja após um processo do artista.
Foi só em 2007, que Fernando Zor, o primeiro a realmente se chamar Fernando, se tornou o parceiro de Sorocaba, quando Humberto Santiago deixou a dupla por problemas com o empresário. Em entrevista ao canal de música sertaneja de André Piunti, no YouTube, Fernando relembrou que Sorocaba o encontrou pelo Orkut e convidou o músico, ainda iniciante, para trabalhar com ele.
Outros Fernandos de Fernando & Sorocaba
Entretanto, antes de Zor, o produtor Everson Felix e o cantor Marcelo Sá chegaram a ocupar o posto de Fernando. Segundo o Splash Uol, Everson e Sorocaba se conheceram quando Humberto ainda compunha a dupla. Além de cantar, ele também na produção de DVDs do duo.
Depois da saída de Everson, Fernando Fakri convidou Marcelo Sá, que já conhecia da internet, para se juntar a ele pela internet. Essa foi sua primeira oportunidade de cantar como primeira voz, que durou 45 dias e terminou “sem explicação”, segundo o artista.
Assista a uma apresentação de Sorocaba e Fernando Zor abaixo: