Conceituar diversidade não conta a história toda. É indissociável à ideia de inclusão. Se a diversidade é sobre colocar grupos sociais minorizados na porta, inclusão é sobre obter um assento igual à mesa. O cinema é um mecanismo fortíssimo de representatividade e inclusão.

Pensando nisso, em parceria com o Telecine, separamos quatro indicações de filmes com protagonistas negros. Confira!

Nós

Adelaide (Lupita Nyong’o) e Gabe (Winston Duke) decidem levar a família para passar um fim de semana na praia. Eles viajam com os filhos e começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de suas próprias cópias.

As duplicatas, descobre-se no filme, que não compartilham dos mesmos prazeres e nem sequer escolhas dos originais, sendo forçados a vagar de acordo com o que são mandados a fazer. É uma forma mais fantasiosa de Peele, o diretor, apresentar as questões de privilégio e dinâmicas sociais nos Estados Unidos, o que torna o filme mais impactante ainda.

Assista no streaming do Telecine.

Rafiki

Kena (Samantha Mugatsia) e Ziki (Sheila Munyiva) são grandes amigas e, embora suas famílias sejam rivais políticas, as duas continuaram juntas ao longo dos anos, apoiando uma a outra na batalha pela conquistas de seus sonhos. A relação de amizade transforma-se em um romance que passa a afetar a rotina da comunidade conservadora em que vivem. As jovens terão que escolher entre experienciar o amor que partilham, ou se distanciar em função de uma vida segura.

O molde shakespeariano de “Rafiki” sai das terras italianas para o cerne da África e, mesmo sendo o clássico arquétipo do amor juvenil, possui um certo peso por se tratar de um romance lésbico e negro. É um contraste muito bonito a pureza das duas protagonistas com toda a agressividade do que habita do lado de fora, quando elas devem escolher entre a felicidade e a segurança.

Assista no streaming do Telecine.

Foxy Brown

Após a morte do seu namorado, Michael (Terry Carter), por gangsters liderados pelo perverso casal Steve Elias (Peter Brown) e Miss Katherine (Kathryn Loder), a bela Foxy Brown (Pam Grier) busca vingança. Se infiltra então dentro da quadrilha e aceita um trabalho como prostituta de alta-classe para conseguir completar seus planos.

Pam Grier estreava, naquele mesmo emblemático 1973, “Coffy: Em Busca da Vingança”, tornando-se a maior estrela do blaxploitation, movimento cinematográfico responsável por levar atores negros a posições até então impensáveis nas telas segregadoras hollywoodianas.

Assista no streaming do Telecine.

Creed II

Adonis Creed (Michael B. Jordan) saiu mais forte do que nunca de sua luta contra ‘Pretty’ Ricky Conlan (Tony Bellew) e segue sua trajetória rumo ao campeonato mundial de boxe, contra toda a desconfiança que acompanha a sombra de seu pai e com o apoio de Rocky (Sylvester Stallone). Sua próxima luta não será tão simples, ele precisa enfrentar um adversário que possui uma forte ligação com o passado de sua família, o que torna tudo ainda mais complexo.

Balboa assume de vez como a figura paterna do jovem Creed. Ao longo do filme, vemos que ele não apenas treina o garoto para o ringue, mas o treina também para a vida – dando conselhos de relacionamento e, também, sobre paternidade. Creed II conta com uma fórmula clássica de filmes de esporte, mas mesmo assim o drama por trás disso tudo é tão forte que o filme encanta mesmo com o espectador “descobrindo” a história antes da hora.

Assista no streaming do Telecine.

Experimente grátis!

Telecine é um hub completo de cinema. Joint venture da Globo e dos maiores estúdios de Hollywood, reúne mais de 2.000 filmes, dos mais variados gêneros, selecionados a partir de uma curadoria especializada e comprometida, que alia tecnologia e inovação para promover a melhor experiência. Pela internet, a plataforma de streaming é a única dedicada exclusivamente ao cinema. Lançamentos e clássicos de grandes estúdios de Hollywood, nacionais e do mercado independente compõem o acervo mais completo de filmes. Líder de audiência na TV paga no Brasil, reúne em seis canais lineares segmentados por gêneros as produções que o público quer ver. Pela internet ou na TV, Telecine proporciona o seu momento cinema quando e onde você quiser.

Experimente grátis!