O Brasil já ultrapassou a marca de 1,2 milhão de casos de dengue apenas entre janeiro e o início de março de 2024. Com isso, órgãos de administração pública e instituições de saúde buscam cada vez mais disseminar os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
Embora a maneira de combater a doença seja bastante disseminada, poucas pessoas conhecem o comportamento de seus transmissores. Chamados popularmente de mosquitos da dengue, eles são insetos do gênero Aedes, principalmente o Aedes aegypti e o Aedes albopictus.
O mosquito tem como principal característica as listras brancas espalhadas por seu corpo e pernas. Ele é um inseto urbano, de forma que se reproduz dentro ou próximo às casas, em vasos, pneus, cisternas, caixas d’água e qualquer outro objeto que possa acumular água.
Como o mosquito da dengue pica?
Geralmente, o mosquito da dengue costuma atacar durante o dia, já que no decorrer da noite ele não tem o hábito de sair para se alimentar. Ainda assim, é possível que ele aproveite o momento e pique alguém neste período também, caso a pessoa esteja perto de seu criadouro.
Dessa forma, como ele cresce em objetos com acúmulo de água nas casas, é preciso estar atento para não ser atacado em seu próprio lar.
Durante o dia, eles estão mais ativos em horários frescos, como as primeiras horas da manhã e o fim da tarde. São nesses períodos em que o mosquito da dengue costuma fazer suas vítimas. Isso porque, apesar de se reproduzirem em ambientes quentes e úmidos, o inseto não gosta muito de calor.
No entanto, em dias ou horários de sol muito quente, ele ainda pode picar. Em geral, o mosquito pode atacar na sombra, dentro ou fora de casa.
Portanto, fique atento: evite deixar objetos com água parada em sua casa e utilize repelente, especialmente nos horários mais críticos de ataque do mosquito.