Que tal, Apple? Samsung passa a vender novos dobráveis com carregador no Brasil
A Samsung anunciou no início da semana que os dobráveis Galaxy Z Flip 4 e Galaxy Z Fold 4 serão vendidos com carregador na caixa no Brasil. Dessa forma, eles são os primeiros smartphones “premium” da empresa a terem adaptador de tomada incluído na caixa desde 2021, quando a sul-coreana seguiu um caminho parecido ao da Apple e deixou de incluir o componente na caixa dos celulares.
Embora o carregador não viesse na caixa, os consumidores de smartphones da marca tinham a possibilidade de resgatar gratuitamente um carregador nos canais oficiais da Samsung.
O anúncio da Samsung é muito comemorado pelos consumidores, que acompanharam desde o início a tendência de celulares premiu serem vendidos sem adaptador de tomada. A situação ainda deixa muitas pessoas insatisfeitas com algumas marcas — como a Xiaomi e, principalmente, a Apple.
Ainda não há informações sobre se os próximos modelos da marca também vão passar a receber carregador na caixa. Mas, pelo menos no momento, a empresa sul-coreana sai do centro da polêmica, enquanto a Apple parece ter se tornando a grande protagonista dessa disputa.
Na última terça-feira (6) foi publicado um despacho no Diário Oficial no qual bloqueou as vendas de iPhone sem carregador. Foi determinada também uma multa de R$ 12 milhões, que não será aplicada imediatamente, mas apenas em caso de descumprimento da norma.
A Apple afirmou em nota divulgada ontem que vai recorrer da decisão da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), órgão ligado ao Ministério da Justiça e responsável pela decisão, assim como já fez após receber sanções de Procons de alguns estados brasileiros pela ausência de carregador na caixa de seus iPhones.
A preocupação dos fãs da marca é de que o iPhone 14, que tem lançamento previsto para a tarde desta quarta-feira, não dê as caras em território nacional, o que pode acontecer caso a “maçã” realmente bata o pé mais uma vez e resolva vendê-lo sem carregador.