_Ciência

Que tal lavar suas mãos com plasma?

Quem diria que a mesma coisa que faz uma TV de plasma funcionar poderia matar germes e bactérias? Esta caixa que você vê ao lado cria plasma para desinfetar suas mãos ou pés. O mais legal: este protótipo já pode ser produzido em massa, para você usar em breve.

Quem diria que a mesma coisa que faz uma TV de plasma funcionar poderia matar germes e bactérias? Esta caixa que você vê acima cria plasma para desinfetar suas mãos ou pés. O mais legal: este protótipo já pode ser produzido em massa, para você usar em breve.

A ideia é usá-lo onde o problema de infecção seja mais presente, como em hospitais: em vez dos minutos que médicos e enfermeiros gastam para lavarem as mãos, apenas 12 segundos de exposição ao plasma deixam as mãos desinfetadas. Ele reage com o oxigênio, nitrogênio e vapor d’água, presentes no ar, para aniquilar bactérias, fungos e vírus sem fazer mal à sua pele.

Só falta criarem algum dispositivo que agilize o banho, tirando germes — e a sujeira! — em segundos. Será que a tecnologia conseguiria tornar água e sabão obsoletos? [BBC via Engadget]

Sair da versão mobile