A DEF CON, conferência anual de hackers, acabou neste domingo, mas um dos grandes mistérios do final de semana ainda persiste. A imagem acima é um quebra-cabeça (“Criptografia é a Chave”) impresso nas camisetas do evento, vendidas para captar recursos para a Electronic Frontier Foundation.

Até agora, ninguém conseguiu resolvê-lo, então aqui vai uma dica direto dos nossos amigos da EFF.

Atualização (08/08): o quebra-cabeça foi resolvido! Saiba aqui o que se esconde por trás da imagem.

A imagem acima na verdade mostra a mesma estampa da camisa. (Clique aqui para ver uma versão ainda maior e mais legível.) À esquerda, você vê a estampa em sua forma normal, e à direita, como ela fica no escuro. Sim, parte da camisa brilha no escuro. Arrá!

De acordo com Aaron Jue da EFF, o código binário que brilha é fundamental para resolver o enigma. Então para os espertos em criptografia: o que a camiseta está tentando nos dizer?

A EFF oferece prêmios para as primeiras pessoas que resolverem o enigma – se você conseguir, entre em contato. Eles dizem: “um cara está chegando perto, mas estávamos preparados para dar até 10 prêmios. Podemos enviá-lo por correio.” Parece que o código binário é apenas a primeira parte… [EFF]