Tecnologia

Quebrada na Bahia instala o “VARzea” em campeonato amador

Moradores da cidade de Castro Alves, no interior da Bahia, criaram versão própria do árbitro de vídeo para uma competição amadora local. Confira a tecnologia!
Imagem: Unsplash/Reprodução

O árbitro assistente de vídeo, ou simplesmente “VAR”, começou a ser implementado no futebol em 2017. Mas foi na Copa do Mundo de 2018 que a tecnologia se tornou mais conhecida. E, a partir daí, foi implementada nas principais competições de futebol do planeta, incluindo as disputadas em território nacional. E agora até a várzea da Bahia adotou o sistema. Veja abaixo!

No Brasil, a ferramenta divide opiniões. Assim, muitos torcedores já devem ter passado raiva com alguma decisão de arbitragem meio “discutível” tomada com o auxílio do vídeo. No entanto, é inegável que, caso seja utilizado da maneira mais adequada, este recurso pode ajudar a reduzir os erros humanos.

Agora chegou à várzea baiana

Observando o potencial do VAR nos torneios profissionais de futebol, moradores da cidade de Castro Alves, no interior da Bahia, decidiram adotar a tecnologia para a Supercopa do Poeta de Rua disputada na região. Dessa maneira, a estrutura conta atualmente com duas câmeras e um monitor de 32 polegadas. Além de uma cabine própria personalizada com a identidade visual do campeonato.

Para efeitos de comparação, o Campeonato Baiano, um dos principais torneios estaduais do Brasil, não teve árbitro de vídeo em nenhuma partida da primeira fase. A ferramenta só ficou disponível na segunda fase, que se inicia neste final de semana, contando com Bahia, Vitória, Jequié e Barcelona-BA.

“VARzea” é um sucesso

Batizado carinhosamente de “VARzea” o sistema de vídeo de Castro Alves viralizou na internet nos últimos dias. E, de acordo com pessoas que acompanham a competição, tem se mostrado muito efetivo. Ou seja, está realmente diminuindo a ocorrência de erros de arbitragem.

Na Supercopa do Poeta de Rua, o árbitro pode buscar revisar o vídeo de qualquer lance em que tiver dúvidas. Diferentemente assim dos torneios profissionais. Nesses, por determinação da FIFA, apenas o auxiliar de vídeo pode recomendar reavaliação do lance em alguns casos bem específicos: gol, possível cartão vermelho, pênalti e erro de identificação.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas