Quem criou o Bitcoin? O mistério continua
Recentemente, o cientista da computação australiano Craig Wright, que vive no Reino Unido desde 2015, virou notícia ao afirmar que ele seria a pessoa por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto — nada menos que o criador do Bitcoin. Porém, a relevação não durou muito tempo.
Isso porque a Justiça britânica obrigou Wright, de 54 anos, a se retratar publicamente, alegando que ele falsificou evidências de que ele seria o criador da famosa criptomoeda. Veja:
LEGAL NOTICE: DR CRAIG STEVEN WRIGHT IS NOT SATOSHI NAKAMOTO
On 20 May 2024, Dr Craig Steven Wright was found by the High Court of England and Wales to have been dishonest in his claims to have been the person behind the pseudonym Satoshi Nakamoto (the creator of Bitcoin).
The…
— Dr Craig S Wright (@Dr_CSWright) July 17, 2024
“Dr. Wright ‘mentiu extensa e repetidamente ao Tribunal’ nas suas provas e que tentou criar uma narrativa falsa falsificando documentos ‘em grande escala’ e apresentando-os como provas. No geral, ‘todas as suas mentiras e documentos forjados apoiavam a sua maior mentira: a sua afirmação de ser Satoshi Nakamoto’”
Wright ainda pode ainda responder criminalmente por fazer afirmação falsa ou negar a verdade como investigado. Caso seja condenado, o cientista da computação pode ser preso ou extraditado para a Austrália.
Com isso, o mistério por trás da identidade do criador da tecnologia blockchain, a base para todo o mercado de criptomoedas, continua sem perspectiva de quando será solucionado. Uma das teses mais conhecidas sobre Nakamoto é de que ele possui ascendência asiática em razão do nome de origem japonesa.
A alcunha, no entanto, pode ser falsa e não passar mesmo de um pseudônimo, usado apenas para esconder a identidade de um único indivíduo ou um grupo de pessoas.
O mistério continua
Satoshi Nakamoto é considerado o grande responsável pelo que se tornou o blockchain, inspirando-se em uma série de ideias que buscavam a descentralização de alguns setores, como o mercado financeiro, por exemplo. As primeiras evidências da criação do protocolo surgiram no ano de 2008.
No ano seguinte, Nakamoto inaugurou o blockchain e o Bitcoin — nome mencionado no “White Paper” do documento. Assim, a moeda digital começou a ser utilizado para transações e investimentos online. No entanto, três anos depois, o criador da tecnologia se afastou do cripto para investir em outros projetos. Desde 2011, não se tem mais nenhuma notícia sobre ele.
A carteira digital de Nakamoto também está inativa desde então, com um montante equivalente a aproximadamente R$ 250 bilhões.
O mistério em torno do criador das criptomoedas vem fomentando uma série de teorias da conspiração. Em alguns fóruns online, um grupo de internautas acredita fortemente que o cofundador da Apple, Steve Jobs, é a pessoa por trás do pseudônimo.
Além disso, algumas pessoas, como Craig Wright, tentaram se aproveitar da identidade de Satoshi Nakamoto para tentar capitalizar em cima da história. Porém, até o momento, ninguém nunca conseguiu provar estar por trás da tecnologia que deu início ao mercado de criptomoedas.
VEJA TAMBÉM:
Atualização global do Telegram terá nova carteira de criptomoedas, menos nos EUA
O que é a “Operação Kryptos” e quanto vale um bitcoin em reais