Tecnologia

Quem criou o Bitcoin? O mistério continua

Australiano é obrigado a se retratar publicamente após tentativa de se passar pelo criador do Bitcoin

Recentemente, o cientista da computação australiano Craig Wright, que vive no Reino Unido desde 2015, virou notícia ao afirmar que ele seria a pessoa por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto — nada menos que o criador do Bitcoin. Porém, a relevação não durou muito tempo.

Isso porque a Justiça britânica obrigou Wright, de 54 anos, a se retratar publicamente, alegando que ele falsificou evidências de que ele seria o criador da famosa criptomoeda. Veja:

Dr. Wright ‘mentiu extensa e repetidamente ao Tribunal’ nas suas provas e que tentou criar uma narrativa falsa falsificando documentos ‘em grande escala’ e apresentando-os como provas. No geral, ‘todas as suas mentiras e documentos forjados apoiavam a sua maior mentira: a sua afirmação de ser Satoshi Nakamoto’

Wright ainda pode ainda responder criminalmente por fazer afirmação falsa ou negar a verdade como investigado. Caso seja condenado, o cientista da computação pode ser preso ou extraditado para a Austrália.

Com isso, o mistério por trás da identidade do criador da tecnologia blockchain, a base para todo o mercado de criptomoedas, continua sem perspectiva de quando será solucionado. Uma das teses mais conhecidas sobre Nakamoto é de que ele possui ascendência asiática em razão do nome de origem japonesa.

A alcunha, no entanto, pode ser falsa e não passar mesmo de um pseudônimo, usado apenas para esconder a identidade de um único indivíduo ou um grupo de pessoas.

O mistério continua

Satoshi Nakamoto é considerado o grande responsável pelo que se tornou o blockchain, inspirando-se em uma série de ideias que buscavam a descentralização de alguns setores, como o mercado financeiro, por exemplo. As primeiras evidências da criação do protocolo surgiram no ano de 2008.

No ano seguinte, Nakamoto inaugurou o blockchain e o Bitcoin — nome mencionado no “White Paper” do documento. Assim, a moeda digital começou a ser utilizado para transações e investimentos online. No entanto, três anos depois, o criador da tecnologia se afastou do cripto para investir em outros projetos. Desde 2011, não se tem mais nenhuma notícia sobre ele.

A carteira digital de Nakamoto também está inativa desde então, com um montante equivalente a aproximadamente R$ 250 bilhões.

O mistério em torno do criador das criptomoedas vem fomentando uma série de teorias da conspiração. Em alguns fóruns online, um grupo de internautas acredita fortemente que o cofundador da Apple, Steve Jobs, é a pessoa por trás do pseudônimo.

Além disso, algumas pessoas, como Craig Wright, tentaram se aproveitar da identidade de Satoshi Nakamoto para tentar capitalizar em cima da história. Porém, até o momento, ninguém nunca conseguiu provar estar por trás da tecnologia que deu início ao mercado de criptomoedas.

VEJA TAMBÉM:

Atualização global do Telegram terá nova carteira de criptomoedas, menos nos EUA

O que é a “Operação Kryptos” e quanto vale um bitcoin em reais

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas