A médica que está acompanhando Justin Bieber no Rock in Rio e em sua (quase) turnê pela América Latina é a porto-riquenha Jocelyne Miranda.
Ela não saiu do lado do cantor desde julho, quando foi diagnosticado com a síndrome de Ramsay Hunt – condição que provocou paralisia facial pela ativação do vírus varicela-zóster.
Especialista em quiropraxia e reabilitação, Miranda diz em seu site que soma mais de 20 anos de experiência. Ela é famosa entre as celebridades e já atendeu grandes nomes como os cantores Shawn Mendes, J. Balvin, Post Malone e a modelo Kendall Jenner. Miranda também atende atletas, como as velocistas Brianna McNeal e Dalilah Muhammad, e a liga de basquete Big3.
Em 31 de julho, a médica celebrou a recuperação de Justin Bieber. “Fé em Deus. Estamos de volta hoje à noite”, escreveu no Instagram.
Quem é Jocelyne Miranda
Descendente de uma família de médicos, Miranda ingressou na Universidade de Porto Rico depois que uma lesão no quadril a impediu de seguir carreira como bailarina de jazz. Logo no começo, porém, percebeu que não se identificava com a medicina tradicional.
Um dia, procurou um quiropraxista para ajudá-las nas dores do quadril. “Foi como um milagre”, contou ao jornal El Nuevo Dia, em reportagem de 2017. “Já tinha ido a muitos médicos e fisioterapeutas, tomado muitos medicamentos e nada acalmava a dor”. Desde então, optou por dedicar-se à quiropraxia — técnica questionada por cientistas, e que não é reconhecida como prática médica.
Depois de concluir a faculdade, viajou à França e fez estágios com osteopatas – profissionais que aplicam técnicas manuais, como massagens. Em seguida, passou a trabalhar em Londres na mesma área.
A morte de seu pai e o adoecimento de sua mãe por câncer, em 2002, fez com que voltasse a Porto Rico, onde estabeleceu seu 1º estúdio de quiropraxia. Ali, porém, a procura foi baixa, o que a fez mudar para Los Angeles.
Nos EUA, amigos a apresentaram a pessoas influentes da cidade, elevando-a rapidamente ao posto de médica de celebridades.
Tratamentos alternativos
Em seu site, Miranda diz que sua abordagem tem base “na avaliação biomecânica detalhada de cada paciente”. A partir daí, inicia o tratamento com técnicas de manipulação articular e de tecidos. Ela também é especialista em ajustes de coluna. Entre as terapias usadas estão a craniossacral e a de respiração via diafragma.
Outro ponto de seu tratamento se baseia em um óleo terapêutico à base de maconha. O líquido pode ser usado em massagens. “Cuidadosamente projetado para quem quer viver um estilo de vida ativo e sem dor”, diz a propaganda em seu site.
Além da maconha, o medicamento tem um componente aromático. A produção usa extrato natural de arnica, cúrcuma, menta, eucalipto, tangerina e mentol. O preço? US$ 45 – ou mais de R$ 235 no câmbio atual.